Presidente afirmou que é impossível não continuar destacando a conquista da atriz
Janja, Fernanda Torres e Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a elogiar Fernanda Torres, vencedora do prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria de filme de drama, por sua interpretação de Eunice Paiva no longa Ainda Estou Aqui.
Torres interpretou Eunice Paiva, advogada e viúva de Rubens Paiva, um deputado federal que foi sequestrado, torturado e assassinado pelo regime militar em 1971.
Lula, que já havia elogiado a atuação de Fernanda Torres em outras ocasiões, afirmou em postagem nas redes nesta segunda-feira (6) que é impossível não continuar destacando a conquista da atriz. Ele ressaltou o papel central da cultura em transformar a memória de figuras como Rubens e Eunice Paiva em símbolos de resistência, ao mesmo tempo em que condenou os horrores do autoritarismo.
Lula também enfatizou que o filme Ainda Estou Aqui é uma importante ponte para aproximar as novas gerações do debate sobre a ditadura militar, especialmente em tempos atuais marcados por ameaças à democracia. 'Precisamos estar sempre vigilantes e prontos para defender a democracia', declarou o presidente.
"Impossível não continuar falando do grande feito que a premiação de Fernanda Torres no Globo de Ouro representa para nós, brasileiros e brasileiras. O cinema e a cultura são ferramentas poderosas para manter vivas as histórias que moldam quem somos, transformando memória em aprendizado e arte em resistência.
O filme reflete sobre um passado de horrores que precisa ser lembrado, para que as novas gerações conheçam e as antigas nunca se esqueçam. Ao reconhecer o trabalho de Fernanda Torres, o mundo também reconhece a importância de contarmos nossas histórias, não tolerando autoritarismos nem a violência.
Que a força e a resiliência de Eunice Paiva, contadas neste grande filme, criem pontes e aproximem as novas gerações desse debate tão importante para a preservação da nossa jovem democracia. Precisamos estar sempre vigilantes e prontos para defendê-la", escreveu Lula na plataforma X.
Fernanda Torres foi premiada em Los Angeles, nos Estados Unidos, com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria drama, tornando-se a primeira brasileira a conquistar o prestigioso troféu. Ela disputou a categoria ao lado de grandes estrelas de Hollywood, como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet. O filme Ainda Estou Aqui, que rendeu a premiação à atriz, foi dirigido pelo cineasta Walter Salles.
Fonte: Brasil 247