
Em meio à Operação Copia e Cola da Polícia Federal, que cumpre 28 mandados de busca e apreensão contra supostos desvios na saúde de Sorocaba (SP), o prefeito bolsonarista Rodrigo Manga (Republicanos) gravou um vídeo acusando o presidente Lula (PT) de perseguição política. A investigação, no entanto, teve início em 2022, muito antes do anúncio de sua pré-candidatura à Presidência e antes mesmo da eleição do petista.
“Foi eu lançar a minha pré-candidatura para presidente da República, pontuar em terceiro lugar nas pesquisas internas, em segundo lugar para o governo do Estado, que mandaram a Polícia Federal aqui em casa”, afirmou Manga em tom exaltado, apontando o dedo para a câmera em seu TikTok.
“Sabe o que eu vou fazer? Vou mudar minha pré-candidatura agora. Eu vou intensificar mais ainda. Eu não tenho medo de você, presidente Lula, e de nenhuma outra autoridade que está incomodada com a nossa ascensão”, ameaçou.
A operação desta quinta-feira (10) investiga fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para gerir serviços de saúde no município. Segundo a PF, há indícios de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negócios imobiliários. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 20 milhões em bens dos investigados.
Entre os alvos das buscas estão a casa do prefeito, a sede da prefeitura, a Secretaria de Saúde e o diretório do Republicanos em Sorocaba. Agentes apreenderam dinheiro, armas e um carro de luxo durante as ações, que se estenderam por 12 cidades paulistas e Vitória da Conquista (BA). A PF destacou que não há mandados de prisão nesta fase.
Manga, que se tornou viral no TikTok com vídeos sobre obras municipais, acumula investigações:
– Bloqueio de bens em 2023 por suspeita de superfaturamento em kits de robótica escolar (R$ 26 milhões);
– Operação Sepsis (PF/CGU) por fraudes em licitações e uso de “laranjas”;
– Denúncia por racismo após simulação policial que estereotipou jovens negros.
O prefeito, reeleito com 73,75% dos votos em 2022, é aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e já declarou pretensões nacionais. Enquanto usa as redes para atacar Lula e desviar o foco das investigações contra ele, a PF rastreia o caminho de recursos públicos desviados da saúde sorocabana.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário