terça-feira, 22 de abril de 2025

Putin liga para Lula e reforça laços: “amigo” e “parceiro”

"Temos contatos muito próximos", disse Putin após a conversa

        Lula e Vladimir Putin (Foto: Reuters)

MOSCOU (247) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na segunda-feira (21) que teve uma conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Acabei de ter uma conversa com o presidente do Brasil. Temos contatos muito próximos, e nossos amigos, nossos parceiros, estão sempre a favor da ampliação desses contatos de forma horizontal”, disse Putin após o telefonema, conforme citado pela Sputnik.

Até a madrugada desta terça-feira (22), o governo brasileiro não divulgou um comunicado oficial sobre a conversa.

No último dia 29, Lula confirmou seus planos de visitar a Rússia em maio para participar das celebrações pelos 80 anos da vitória da Rússia na Segunda Guerra Mundial.

"Pretendo ir à Rússia no dia 9 de maio para participar da celebração do 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial", disse Lula a jornalistas durante sua Visita de Estado ao Vietnã.

Na ocasião, Lula acrescentou que também planeja se reunir com Putin para discutir uma possível solução pacífica para a crise na Ucrânia.

No final de janeiro, o Palácio do Planalto informou, após uma conversa telefônica entre Lula e Putin, que o presidente brasileiro havia sido convidado para as celebrações em Moscou e que aceitou o convite.

A Rússia ficará feliz em receber todos que queiram participar da celebração dos 80 anos da Vitória na Segunda Guerra Mundial, disse Putin em dezembro passado, durante uma coletiva de imprensa.

Muitos chefes de Estado receberam convites para as comemorações em Moscou, informou o assessor do Kremlin, Yury Ushakov à época.

Fonte: Brasil 247 com Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário