terça-feira, 29 de abril de 2025

PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas e prende 23 pessoas

Operação Narco Vela mira grupo que enviava cocaína para Europa e África; Justiça bloqueia R$ 1,32 bilhões em bens

          Agentes da Polícia Federal (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Narco Vela, com o objetivo de desmontar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. A ação contou com apoio da Polícia Militar de São Paulo e mobilizou mais de 350 agentes para cumprir mandados em cinco estados.

O grupo criminoso é acusado de usar embarcações de alto padrão, como barcos e veleiros equipados com tecnologia satelital, para transportar grandes quantidades de cocaína a países da Europa e da África. A investigação teve início em fevereiro de 2023, após o DEA informar à PF sobre a apreensão de três toneladas da droga em um veleiro brasileiro, interceptado pela Marinha dos EUA em águas próximas ao continente africano.

Outras cargas também foram interceptadas posteriormente por autoridades da Espanha e da França, em ações conjuntas de combate ao narcotráfico internacional. Com base nas provas reunidas, o Juízo da 5ª Vara Federal de Santos expediu quatro mandados de prisão preventiva, 31 mandados de prisão temporária e 62 de busca e apreensão, cumpridos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio e a apreensão de bens dos investigados, totalizando até R$ 1,32 bilhões. A medida visa descapitalizar o grupo e atingir a estrutura financeira do esquema criminoso.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário