terça-feira, 8 de abril de 2025

Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS

Nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirma o seu compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer, segunda maior causa de mortalidade no Estado.
-
Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS
Foto: SESA

Nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirma o seu compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer, segunda maior causa de mortalidade no Estado. O Paraná conta com uma rede formada por 24 estabelecimentos habilitados e em operação, com atendimento especializado e integral ao paciente com câncer. Todas essas unidades oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ajuda a chamar a atenção, conscientizar a população e expressar apoio às pessoas que lutam contra o câncer.

A doença é considerada um problema de saúde pública e com tendência de crescimento nos próximos anos. Estima-se a ocorrência de 36.900 novos casos no Paraná, sendo 19.190 em homens e 17.710 em mulheres. Entre os cinco tipos com maior incidência por 100 mil habitantes estão o câncer de mama; próstata; cólon e reto; traqueia, brônquio e pulmão; e estômago. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Diante desse cenário, uma das principais ações de prevenção da Sesa são os exames de rastreamento do câncer de mama, em mulheres de 50 a 69 anos a cada 2 anos e colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos, a cada 3 anos, com a busca ativa de mulheres dentro da faixa etária preconizada, com ênfase em mulheres com exames em atraso ou que nunca fizeram. Além de orientar os municípios para a importância da vacina contra o vírus papilomavírus humano (HPV), principal causa do câncer de colo de útero.

“Temos várias estratégias para a melhoria e qualificação dos serviços de oncologia no Estado. A principal foi a atualização do Plano Estadual de Atenção para Diagnóstico e Tratamento do Câncer e a recomposição do Teto MAC para oncologia, que é o valor máximo de recursos financeiros destinados ao custeio de serviços de saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Existem mais de 100 tipos de câncer. A doença mata mais de 9 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo que mais da metade dos casos é de pacientes com idade entre 30 e 69 anos.

Segundo a Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa, todos os usuários devem estar atentos a qualquer sinal ou sintoma sugestivo de câncer e procurar atendimento nos serviços de saúde, visando o diagnóstico precoce.

REDE – O tratamento do câncer é disponibilizado gratuitamente pelo SUS no Paraná. O atendimento inicial é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são feitas consultas, orientações e solicitação de exames para detecção precoce de sinais e sintomas sugestivos da doença.

Para garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento, além das unidades de saúde, a Sesa conta com os 24 estabelecimentos habilitados em 15 cidades, como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacons), que ofertam atendimento especializado e integral à pessoa com câncer, disponibilizando exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos necessários.

A Sesa disponibiliza ainda uma cartilha orientativa sobre os direitos da pessoa com câncer. Confira AQUI.

Confira a rede de estabelecimentos referência no Paraná:

●  Hospital da Providência, em Apucarana
● Hospital Norte Paranaense - HONPAR, em Arapongas
● Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul
● Hospital São Lucas e Hospital do Rocio, em Campo Largo
● Hospital Santa Casa de Campo Mourão
● UOPECCAN e CEONC, em Cascavel
● Hospital Evangélico Mackenzie, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Santa Casa, Hospital São Vicente, Hospital de Clínicas, Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba
● Hospital Deus Menino (antigo CEONC), em Francisco Beltrão
● Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu
● Hospital São Vicente, em Guarapuava
● Hospital Universitário de Londrina e Hospital do Câncer, em Londrina
● Hospital Santa Rita e Hospital do Câncer, em Maringá
● Santa Casa de Ponta Grossa
● UOPECCAN, em Umuarama
● Hospital Policlínica, em Pato Branco

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário