quarta-feira, 23 de abril de 2025

Itaipu entrega caminhão para coleta seletiva e fortalece trabalho de catadores no Paraná

Ação integra programa Coleta Mais e destina R$ 12,6 milhões à região de Maringá para promover inclusão social e gestão sustentável de resíduos sólidos

      (Foto: Divulgação )

A Itaipu Binacional deu mais um passo para fortalecer a gestão sustentável de resíduos sólidos e apoiar o trabalho de catadores e catadoras da região Sul do país. No último dia 16, a empresa entregou um caminhão-baú à Associação de Catadores de Recicláveis Eco Castelo, de Presidente Castelo Branco (PR), como parte do Programa Itaipu Mais que Energia. A ação está inserida no projeto Coleta Mais e integra um pacote de investimentos de R$ 12,6 milhões voltado à região metropolitana de Maringá. As informações são da própria Itaipu Binacional.

A iniciativa, alinhada às políticas do Governo Federal e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tem como foco a valorização da coleta seletiva, com geração de renda, organização do trabalho e melhoria das condições de atuação dos profissionais da reciclagem. “Esse convênio, que integra o projeto Coleta Mais, é um passo concreto para fortalecer a coleta seletiva, promover a conscientização ambiental e garantir melhores condições de trabalho para os catadores”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni. “Nosso objetivo é que iniciativas como essa não só contribuam para a preservação ambiental, mas também deixem um legado de organização, qualificação e transformação social para os municípios paranaenses.”

Além do caminhão, a Eco Castelo recebeu um conjunto de equipamentos que inclui uniformes, sacos de ráfia e uma balança digital. Para a entidade, que atua sem fins lucrativos na coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos, o apoio representa uma oportunidade de crescimento. “Estamos muito contentes com o apoio da Itaipu porque este convênio nos auxilia no crescimento financeiro e profissional”, destacou Aparecido Donizete da Silva, presidente da associação.

O projeto Coleta Mais é realizado em parceria com a Itaipu Parquetec, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e os municípios contemplados. A iniciativa também faz parte do esforço da empresa de cumprir metas ambientais e sociais por meio do saneamento ambiental, com recursos viabilizados pelo Edital 01/2023 do programa Itaipu Mais que Energia, em cooperação com a Caixa Econômica Federal.

Todas essas ações estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente o ODS 1, que trata da erradicação da pobreza, e o ODS 8, voltado à promoção de trabalho decente e crescimento econômico. A proposta da empresa é utilizar sua força institucional para impulsionar soluções sustentáveis que unam proteção ambiental, geração de emprego e inclusão social.

Fonte: Brasil 247 com informações da Itaipu Binacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário