
A Polícia Federal apreendeu um carro de luxo, armas e dinheiro em cofres durante a operação que tinha o prefeito bolsonarista Rodrigo Manga (Republicanos), de Sorocaba (SP), como alvo. Agentes cumpriram 28 mandados de busca e apreensão, incluindo a casa do político e a sede da Prefeitura, em investigação sobre fraudes na contratação de uma organização social para administração de serviços de saúde na cidade.
Entre os itens apreendidos há um Porsche 911 Carrera, avaliado em mais de R$ 1 milhão, e ao menos 15 armas e munições. O dinheiro apreendido pelos agentes, cuja quantidade não foi divulgada, estava escondido em caixotes e cofres.
Os materiais não estavam na residência de manga. As armas, por exemplo, estavam na casa de um dos empresários alvo da operação. Elas estavam legalmente registradas, mas a quantidade chamou atenção da Polícia Federal, que vai levá-las a uma perícia.
No total, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diversas cidades paulistas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco. Agentes também estiveram em Vitória da Conquista, na Bahia, para verificar um endereço.
A investigação teve início em 2022 após indícios de fraude na contratação de uma organização social responsável pelo gerenciamento de serviços de saúde em Sorocaba. Além das buscas, a Polícia Federal apura possíveis crimes de lavagem de dinheiro com depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
Além das buscas, a Justiça determinou que a organização social seja proibida de firmar novos contratos com o poder público e impôs um sequestro de bens de até R$ 20 milhões. Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo da licitação.
Manga, que é conhecido como “prefeito tiktoker”, reclamou de “politização” por trás da operação e atacou o presidente Lula, que não ocupava o posto quando a apuração teve início, em 2022. “Foi eu lançar a minha pré-candidatura para presidente da República, pontuar em terceiro lugar nas pesquisas internas, em segundo lugar para o governo do Estado, que mandaram a Polícia Federal aqui em casa”, afirmou.
Veja fotos dos itens apreendidos pela Polícia Federal:




Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário