Fotos: Divulgação
A operação para pulverização de inseticida contra ao Aedes Aegypti, com equipamentos acoplados em caminhonetes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), começa na tarde desta quarta-feira, dia 9 de abril, em Apucarana. O “fumacê” irá percorrer 70 bairros da cidade, em cinco ciclos, num prazo de 20 a 25 dias. Todos detalhes da operação foram discutidos nesta segunda-feira (7), em reunião com técnicos da 16ª Regional de Saúde e da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.
Conforme avaliação da Sesa e da 16ª RS, os números apontados no último boletim epidemiológico justificam a necessidade de aplicação do UBV-pesado (inseticida) em diversas regiões da cidade, que apresentam um número elevado de casos positivados para dengue. De janeiro até o dia 1º de abril foram notificados 314 casos em Apucarana, além de outros que ainda estão sendo examinados. A atualização será divulgada nesta terça-feira (8) pela Sesa.
O chefe da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, reiterou durante a reunião de hoje, que a recomendação foi feita pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, que se manifestou preocupado com o avanço de casos positivos de dengue em Apucarana. “O secretário determinou que a Regional de Saúde agilizasse todo o processo burocrático, visando uma ampla operação de pulverização do inseticida para combater os mosquitos adultos”, assinala Leugi, lembrando que o município foi oficiado e de imediato concordou com a operação.
O coordenador de endemias do Município, Mateus Machado, revela que na reunião foram decididas as estratégias da operação, com a utilização de caminhonetes, equipamentos e pessoal necessário. “A manutenção dos veículos e máquinas de pulverização serão baseadas no pátio da prefeitura e esperamos iniciar os trabalhos nesta quarta-feira, com o clima em condições favoráveis”, informa Machado, acrescentando que, com chuva e ventos o trabalho se torna impraticável.
Marcelo Viana, da Regional de Saúde, orienta os moradores dos bairros a abrirem janelas e portas das casas, durante a passagem do fumacê. Ele explica que o inseticida só mata os mosquitos adultos da dengue. “Não é preciso se preocupar com pássaros e animais domésticos. Também é necessário esclarecer que os horários adequados para a aplicação do inseticida são das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas”, informa Viana.
Ele adianta ainda que os veículos irão trafegar em velocidade de 15 a 18 km por hora e, às vezes em sentido de contramão, considerando que o canhão é direcionado somente de um lado do veículo e precisa atingir as duas laterais de todas ruas.
O FUMACÊ IRÁ PASSAR
NOS SEGUINTES BAIRROS:
Marcos Freire, Recanto Mundo Novo, Mathias Hoffman, Dom Romeu Alberti, Djalma Mendes, Núcleo Vale Verde, Jardim Amizade, Jardim Casa Grande, Mega Park, Cidade Educação, Jardim Trabalhista, Jardim Monções, Jardim Ponta Grossa, Jardim Diamantina, Mercadante, Jardim Marissol I e II, Garcia, Paraná, Jardim América, Vila Montreal I e II, Vila Salete, Vila Eulália, Jardim Nova América, Jardim Adriana, região da Unespar (Fecea), região do Água Azul, Núcleo Habitacional das Indústrias, Sanches dos Santos, Vila Nova I e II, Jardim Malibu, Parque da Raposa, Núcleo Sabiá, Andorinhas, Jaçanã, Santiago, Dom Angelo I e II, região do Sesi, Sumatra, Jardim Aviação, Jardim Colonial, Jardim Aeroporto, Castelo Branco,Santos Dumont I, II e III, Cerejeiras, Colonial II, Colégio Agrícola, Tarobá, Tibagi, Isabela I e II, recanto do Lago, Jardim Paraíso, Loteamento Belvedere, Monte Sião, Jardim Apucarana, Fariz Gebrim, região do Parque de exposições (Sociedade Rural), Jardim Pinheiros, Residencial Itália, Recanto Bom Retiro, Parque Bela Vista , Projeto Bóia Fria e Jardim Cidade Alta.
Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário