quinta-feira, 24 de abril de 2025

Fraude no INSS: como descobrir se você teve valores descontados e o que fazer

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema de fraudes que pode ter desviado até R$ 6,3 bi

              Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema de fraudes que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre 2019 e 2024.

De acordo com informações do g1, os principais alvos da ação são associações suspeitas de aplicar descontos mensais indevidos diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas, sem autorização dos titulares. A investigação aponta que os criminosos falsificavam assinaturas para justificar os descontos e prometiam serviços como acesso a academias e planos de saúde — benefícios que, em muitos casos, jamais foram prestados.

O ministro da CGU, Vinícius Carvalho, revelou que 97% dos entrevistados em uma amostra de 1.300 pessoas negaram ter autorizado os débitos.

“A maioria dessas pessoas não tinha autorizado esses descontos, que eram em sua maioria fraudados, em função de falsificação de assinaturas”, afirmou Carvalho.Segundo a PF, ao menos cinco pessoas foram presas durante a operação, batizada de Falso Acordo, e outras ainda são investigadas.O esquema mirava aposentados e pensionistas como "vítimas fáceis", conforme destacou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em nota divulgada nesta quarta (24).

Como saber se houve desconto indevido A orientação oficial é que os beneficiários consultem seu extrato de pagamento por meio da plataforma Meu INSS, disponível em aplicativo e site.Veja como fazer:

Acesse o app ou site Meu INSS

Faça login com seu CPF e senha do Gov.br

Clique em "Extrato de benefício"

Selecione o número do benefício

Verifique se há descontos de mensalidades associativas Como cancelar os descontos irregulares

Caso o beneficiário identifique cobranças indevidas, é possível solicitar o cancelamento das mensalidades pelo mesmo aplicativo.Siga os passos: ]

Acesse o app Meu INSS e faça login

Clique em "Novo pedido"

Digite "excluir mensalidade"

Escolha o serviço correspondente

Leia e avance conforme as instruçõesTambém é possível bloquear o benefício para novas cobranças associativas:

No app Meu INSS, digite na busca: "solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade"

Selecione o serviço e siga as orientaçõesComo solicitar o reembolso

O ressarcimento pode ser solicitado de diversas formas:

Entrar em contato com a associação (telefone ou e-mail)

Enviar e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br informando o desconto

Abrir uma ocorrência na Ouvidoria do INSS

Protocolar um pedido de reembolso pelo app, site ou em uma agênciaO acompanhamento da solicitação pode ser feito pelo aplicativo ou pelo telefone 135.

A CGU e a PF reforçam que os beneficiários devem ficar atentos e não autorizar descontos sem pleno conhecimento do serviço prestado.A operação segue em andamento, e novas prisões ou medidas judiciais não estão descartadas.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário