quarta-feira, 23 de abril de 2025

Estados terão plena autonomia para administrar forças policiais, diz Lewandowski na entrega da PEC da Segurança ao Congresso

“Queremos criar um SUS de segurança pública para que todos os membros desta associação federativa conversem entre si para combater o crime", disse ministro

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Entrega da PEC da Segurança Pública (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, enfatizou nesta quarta-feira (23) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública visa a cooperação entre União, estados e municípios no combate ao crime organizado. A declaração foi dada durante a cerimônia no Palácio do Planalto que marcou a entrega da proposta ao Congresso Nacional, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Queremos criar um SUS de segurança pública para que todos os membros desta associação federativa conversem entre si para combater a criminalidade e, sobretudo, o crime organizado. É um diálogo interfederativo e verbas públicas para que o sistema seja irrigado”, afirmou Lewandowski.

Entre os pontos do texto destacados pelo ministro estão a criação de corregedorias autônomas em todas as forças policiais, inclusive nas guardas municipais, e o fortalecimento das atribuições da Polícia Federal — que, além da atuação ambiental, passaria a ter papel mais relevante no combate ao crime organizado. A Polícia Rodoviária Federal também ganharia novas funções, passando a operar em hidrovias e ferrovias.

“Não pretendemos ingerir na autonomia dos estados e municípios”, afirmou Lewandowski. “Os estados terão plena autonomia para administrar suas forças de segurança. Tenho certeza de que o Congresso saberá aprimorar o texto.”

Durante a entrega da proposta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), elogiou o trabalho da pasta na elaboração do texto, que agora seguirá para análise dos parlamentares.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário