sábado, 26 de abril de 2025

Efeito Lula: turistas voltam a lotar aeroportos e movimentação cresce 6% em março; mais de 23 milhões de passageiros no 1º tri

Aviação civil brasileira também ultrapassou, no mês, 10 milhões de viajantes, pela primeira vez na história

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segura miniatura de avião Embraer E195-E2 durante cerimônia na Base Aérea de Brasília - 08/10/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

No primeiro trimestre deste ano, mais de 23,7 milhões de viajantes embarcaram em voos nacionais movimentando os aeroportos de todo o país. Apenas no mês de março, foram quase 8 milhões de passageiros.

O bom desempenho foi impulsionado por ações estratégicas de promoção e pelo fortalecimento da infraestrutura turística, liderados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reguladora vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, e foram divulgados pela Agência Gov na quinta-feira (24).

Eles representam um crescimento expressivo de cerca de 6% para o terceiro mês do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre as rotas mais movimentadas em março, destacam-se as conexões entre as regiões Sudeste e Nordeste, que concentraram 25,95% do fluxo total de passageiros. Em seguida, vieram as rotas entre as regiões Sul e Sudeste (21,54%) e as viagens dentro da própria Região Sudeste (19,12%).

O Aeroporto Internacional de São Paulo–Guarulhos (GRU), maior terminal do país em volume de passageiros e operações, liderou a movimentação com mais de 2,2 milhões de embarques e desembarques. Na sequência aparecem o Aeroporto de Congonhas (SP), com 1,9 milhão de passageiros, e o Aeroporto Internacional de Brasília, com 1,1 milhão.

Ainda em março, a aviação civil brasileira ultrapassou 10 milhões de viajantes pela primeira vez na história. O novo recorde do governo Lula foi alcançado em três indicadores do modal: movimentação de passageiros, número de voos para o exterior e quantidade de cargas transportadas por via aérea.

Naquele mês, mais de 10,2 milhões de pessoas utilizaram a aviação comercial em viagens nacionais e internacionais, resultado que representa um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Anac.

MERCADO COMPETITIVO — O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou à Agência Gov que os dados reforçam a posição do Brasil como um mercado aéreo robusto.

“Estamos colhendo os frutos de uma gestão comprometida com o fortalecimento do turismo nacional. Esses números mostram que investir em infraestrutura, conectividade e promoção dos destinos brasileiros dá resultado. Vamos seguir trabalhando para que mais brasileiros tenham acesso às viagens e que o setor continue crescendo com inclusão e sustentabilidade”, afirmou.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou que o setor está em constante crescimento e tem trazido benefícios importantes não apenas ao turismo.

“Os números são excepcionais e reforçam que o setor aéreo tem crescido de acordo com a economia do país. O resultado representa um acréscimo de quase 800 mil turistas na aviação apenas no mês de março. Se considerarmos os dados do primeiro trimestre, são 2,3 milhões de viajantes a mais inseridos na aviação brasileira. Isso representa mais emprego, desenvolvimento econômico das cidades e aumento da renda do nosso povo”, afirmou.

INTERNACIONAL — Também no primeiro trimestre deste ano, o Brasil registrou a entrada de 3.739.649 de visitantes estrangeiros, recorde histórico para o período, informou a Agência Gov.

O resultado representa aumento de 47,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Só em março foram recebidos no país o total de 929.096 turistas vindos de fora. Esse número representa um crescimento de 25,5% em relação ao mesmo período de 2024.

Os dados são oriundos do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.

Fonte: Brasil 247 com informações da Agência Gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário