Massa de ar polar derrubou termômetros e provocou a primeira temperatura negativa do ano; calor retorna gradualmente a partir desta segunda-feira
Após um fim de semana marcado por um frio atípico para o início de abril, o Brasil se prepara para a elevação das temperaturas nos próximos dias. A queda acentuada foi provocada pela chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, que avançou sobre o centro-sul do país e estabeleceu novos recordes de temperatura mínima e máxima em várias capitais. As informações são da meteorologista Josélia Pegorim, publicadas neste domingo (6) no portal Climatempo.
A incursão polar, típica do outono, atingiu principalmente as regiões Sul e Sudeste, mas seus efeitos também foram sentidos no Centro-Oeste e até no Norte do país. A cidade catarinense de Urupema registrou -0,2°C, a primeira temperatura negativa de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o enfraquecimento da massa de ar frio, o cenário começa a mudar já nesta segunda-feira (7). O ar polar se afasta e permite a retomada do calor, especialmente durante as tardes. A previsão indica que o Sul e o Sudeste terão uma semana marcada por grande amplitude térmica — fenômeno popularmente conhecido como “efeito cebola”, quando as manhãs exigem agasalhos e as tardes pedem roupas leves.
“As madrugadas ainda serão amenas ou até um pouco frias em áreas do Sul e Sudeste do Brasil neste início de semana, mas as tardes vão ficando cada vez mais quentinhas”, explicou Josélia Pegorim. A meteorologista também adverte que novas ondas de frio estão previstas para o mês: “A previsão é de que até o final de abril outras duas ou três massas de ar frio de origem polar fortes passem sobre o Brasil causando quedas de temperatura acentuada.”
Capitais bateram recordes de frio
O avanço do ar polar fez diversas capitais brasileiras registrarem as menores temperaturas do ano até agora, entre os dias 4 e 6 de abril. Veja os principais destaques:
- São Paulo (SP): 15,4°C no dia 6/4 e máxima de apenas 20,7°C no dia anterior
- Rio de Janeiro (RJ): menor máxima do ano: 25,5°C em Marambaia (5/4)
- Belo Horizonte (MG): 18,0°C em 6/4
- Campo Grande (MS): 18,1°C em 5/4
- Cuiabá (MT): mínima de 20,5°C em 6/4 e máxima de 26,0°C em 5/4
- Curitiba (PR): 12,4°C e máxima de 17,1°C, ambas em 5/4
- Florianópolis (SC): mínima de 16,0°C e máxima de 24,1°C (5/4)
- Porto Alegre (RS): 12,5°C (5/4) e máxima de 23,3°C (4/4)
- Rio Branco (AC): 21,2°C em 6/4
Com a tendência de aquecimento ao longo da semana, os brasileiros devem se preparar para dias de sol, mas sem guardar os casacos ainda. A previsão indica que o outono seguirá com fortes contrastes térmicos e novas incursões de ar polar podem voltar a surpreender.
Fonte: Brasil 247 com informações do portal Climatempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário