quarta-feira, 9 de abril de 2025

Cordões de girassol que estavam abandonados são repassados a pessoas com deficiência oculta em Apucarana


A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveram nesta quarta-feira (09/04), na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), a entrega de cordões de girassol a entidades e serviços públicos de atendimento a pessoas com deficiência oculta.

O cordão de girassol é um símbolo internacional utilizado para identificar pessoas com deficiências não visíveis, consistindo em uma fita verde com desenhos de girassóis amarelos. Seu uso, aliado à conscientização da sociedade, permite que essas pessoas sejam mais facilmente reconhecidas e recebam um atendimento mais adequado, evitando constrangimentos.

De acordo com a legislação vigente, o cordão pode ser utilizado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, demência, doença de Crohn, colite ulcerosa, diabetes, cegueira, surdez, entre outras condições, como fobias relacionadas a voos.

“Quero agradecer às nossas autoridades e entidades, bem como a todas as pessoas que vieram prestigiar esse momento e receber os cordões. Estamos celebrando uma conquista importante, fruto de uma luta em favor de todas as pessoas que necessitam e que agora terão acesso à identificação adequada”, destacou Fabíola Carrero, secretária da Assistência Social, ressaltando a atuação do Conselho Municipal na regulamentação e aplicação da lei.

De forma simbólica, o prefeito Rodolfo Mota realizou a entrega dos dois primeiros cordões para a pequena Mirian e o adolescente Gustavo. “Política pública de inclusão é transversal. E, mais do que com projetos ou cursos, para que ela de fato aconteça é preciso colocar a mão na massa. É isso que estamos fazendo: pegando o cordão, tirando ele da caixa - que estava abandonada na Secretaria da Assistência Social há meses -, convocando as entidades interessadas e entregando a quem é de direito”, disse o prefeito.

A lei que instituiu o uso do cordão de girassol em Apucarana é de junho de 2023, de autoria do vereador Moisés Tavares. “Quando iniciou o ano, uma das primeiras visitas que fiz foi na Assistência Social. E para minha surpresa, fui informado de que havia sido encontrada uma caixa empoeirada. Ao abri-la, havia centenas de cordões que já poderiam ter sido entregues há muito tempo, proporcionando mais dignidade às pessoas com deficiências ocultas da nossa cidade. Ou seja, esses cordões que estão sendo repassados hoje, quase dois anos depois da sanção da lei municipal, estavam comprados há meses e jogados num canto, numa sala dentro da Secretaria de Assistência Social, por total irresponsabilidade de quem ocupava o cargo até o final do ano passado”, lamentou o vereador Moisés Tavares.

Durante a solenidade, a presidente do Conselho Municipal e vice-presidente da Adefiap, Eidiana Cristina Bernardes Silva, que é pessoa com deficiência (PcD), relatou a origem do cordão de girassol e celebrou a conquista. “Agradeço ao vereador Moisés Tavares, autor da Lei Municipal nº 56/2023, e ao prefeito Rodolfo Mota por viabilizarem a aplicação da norma. O uso do cordão previne situações de constrangimento, garantindo tranquilidade e segurança tanto aos usuários quanto aos profissionais que os atendem, dispensando justificativas ou pedidos constrangedores”, afirmou.

Ela destacou ainda que pessoas com deficiência oculta muitas vezes são interpeladas ou até hostilizadas por quem desconfia que estejam tentando obter vantagens indevidas. 

“Muitas vezes, essas pessoas são obrigadas a apresentar laudos ou atestados para comprovar sua condição. O cordão de girassol é uma conquista importante, mas não substitui a apresentação de documento comprobatório da deficiência quando solicitado”, ponderou Eidiana.

O ato de entrega contou também com a presença da primeira-dama Karine Mota; do vice-prefeito Marcos da Vila Reis; da secretária de Assistência Social, Fabíola Carrero, da presidente da OAB Apucarana, advogada Daniela Pacheco e dos vereadores Danylo Acioli, Sidnei da Levelimp, Gabriel Caldeira e Guilherme Livoti.


Fonte: Prefeitura de Apucarana


Nenhum comentário:

Postar um comentário