sábado, 19 de abril de 2025

Bolsonaro rebaixou o Brasil ao isolamento e ao descrédito nas relações internacionais, diz Gleisi

Fala ocorre em resposta a uma publicação do ex-mandatário feita na sexta-feira, em que ele afirmou que a imagem do país no exterior está sendo "dilacerada"

        Ministra Gleisi Hoffmann 10/03/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou neste sábado (19) que o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) tenta manipular os princípios do asilo diplomático e da reciprocidade para se esquivar das acusações que enfrenta na Justiça.

“Acuado pelas gravíssimas acusações que terá de responder em ação penal, Jair Bolsonaro tenta manipular os estatutos diplomáticos do asilo e da reciprocidade que o Itamaraty e o STF aplicam em casos concretos”, escreveu em publicação na rede social X.

Na postagem, a ministra ainda relembrou o isolamento diplomático do país durante a gestão Bolsonaro e afirmou que o Brasil tinha “descrédito” nas relações internacionais, mencionando episódios de ofensas a outros chefes de Estado.

A fala de Gleisi ocorre em resposta a uma publicação do ex-mandatário feita na sexta-feira (18), em que ele afirmou que “a imagem do Brasil no exterior está sendo dilacerada por quem deveria defendê-la”.

“Quem rebaixou o Brasil ao isolamento e ao descrédito nas relações internacionais não tem sequer um traço de autoridade para ofender o governo do presidente Lula e o Judiciário, como vem fazendo. Foram as ações para destruir nossa política externa soberana, suas ofensas a governantes e países com os quais temos relações históricas, a apropriação pessoal para venda de presentes que recebeu como chefe de Estado de um país que desonrou. E foi a difamação da Justiça Eleitoral e do Judiciário do Brasil diante de embaixadores estrangeiros, que ele fez e continua fazendo, a ponto de pedir uma intervenção estrangeira na política e na Justiça do nosso país”, enfatizou Gleisi.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário