segunda-feira, 7 de abril de 2025

Ao lado de Zé Gotinha, Lula e Alckmin recebem vacina contra a gripe

Governo pretende vacinar 90% do público-alvo até o final da campanha em todo o Brasil

Dando inicio a campanha nacional de Vacinação contra influenza o Ministro de Estado e da Saúde, Alexandre Padilha, e a médica do Presidente Dra. Ana Helena Germoglio realizam a vacina no Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e no Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmim, durante a visita e cerimônia de inauguração da Fábrica da Novo Nordisk. Fábrica da Novo Nordisk, Montes Claros - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foram vacinados contra a gripe nesta segunda-feira (7), data que marca o início da campanha nacional de vacinação. Lula e Alckmin foram vacinados durante um evento em Montes Claros, Minas Gerais, ao lado do mascote Zé Gotinha, personagem símbolo da vacinação no Brasil. As informações são do g1.

A vacinação contra a gripe começa nesta semana nas regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Já na região Norte, a campanha será realizada no segundo semestre deste ano. Com 79 anos, Lula e Alckmin, de 72 anos, fazem parte do público prioritário dessa primeira fase, que inclui também crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e povos indígenas.

A vacina deste ano contém cepas dos vírus H1N1, H3N2 e B e é recomendada para pessoas dentro do público-alvo da campanha, conforme a orientação do Ministério da Saúde. O governo reforça a importância da vacinação, destacando que a imunização é segura, eficaz e gratuita, além de ser um ato de cuidado tanto individual quanto coletivo. A vacina pode ser administrada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, com exceção de crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave.

O governo federal tem como meta vacinar 90% da população prioritária, com uma distribuição de cerca de 67,5 milhões de doses para as regiões onde a campanha já começou, e aproximadamente 6 milhões de doses reservadas para a região Norte. A expectativa é de que a imunização possa reduzir em até 70% os casos graves de gripe, prevenindo também as mortes pela doença.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário