Cerimônia, que reúne multidões de fiéis e mais de 160 delegações internacionais, supera em quatro vezes o público registrado no funeral do Papa Bento XVI
Pessoas assistem à missa de corpo presente do Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 26 de abril de 2025 (Foto: REUTERS/Remo Casilli)
O Vaticano confirmou neste sábado (26) que cerca de 200 mil pessoas estavam reunidas na Praça de São Pedro para o funeral do Papa Francisco, em Roma. A cerimônia, segundo o Infomoney, atraiu multidões de fiéis e mais de 160 delegações internacionais, superando em quatro vezes o público presente no funeral de seu antecessor, o Papa Bento XVI, que, em janeiro de 2023, contou com cerca de 50 mil pessoas.
Entre os líderes presentes no evento estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente argentino Javier Milei e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O funeral teve início às 10h (horário local, 5h no horário de Brasília) e foi presidido pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais. Embora a cerimônia seguisse os rituais tradicionais do Vaticano, foi adaptada a um formato mais simples, conforme as mudanças estabelecidas pelo próprio Papa Francisco no ano passado, que havia decidido reduzir a pompa dos funerais papais.
O corpo de Francisco permaneceu em estado de velório na Basílica de São Pedro desde quarta-feira (23) até a noite de sexta-feira (25), quando seu caixão foi fechado por volta das 20h (15h de Brasília). O papa estava vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário.
Diferente de outros papas recentes, Francisco havia optado por um enterro mais modesto. Seu caixão, feito apenas de madeira e zinco — sem os tradicionais três caixões — foi levado para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, onde outros sete pontífices estão sepultados. Em vida, o papa expressou o desejo de que seu túmulo fosse simples, com a única inscrição "Franciscus".
As homenagens ao pontífice continuarão nos próximos dias: igrejas em toda Roma celebrarão missas especiais em sua memória durante os próximos nove dias, conforme o tradicional período de luto católico, o Novemdiales.
Fonte: Brasil 247 com Infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário