sábado, 29 de março de 2025

Recurso de Robinho no STF é suspenso após Gilmar Mendes pedir vista

 

O ex-atleta Robinho está preso por estupro após condenação na Itália. Foto: reprodução
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista, sexta-feira (28), no julgamento que analisa recurso da defesa do ex-jogador Robinho contra a manutenção de sua prisão. O caso, que estava sendo decidido no plenário virtual, ficará suspenso por até 90 dias.

O relator, ministro Luiz Fux, já havia votado pela permanência do ex-atacante na Penitenciária II de Tremembé (SP), onde cumpre pena de 9 anos por estupro coletivo na Itália – decisão homologada pelo STJ e confirmada pelo STF em novembro de 2024.

A defesa de Robinho tenta reverter a decisão por meio de embargos de declaração, mas Fux considerou a medida “imprópria”, pois buscaria rediscutir tema já julgado. “O assunto foi amplamente debatido e decidido por 9 votos a 2”, destacou o ministro, lembrando que apenas ele e Dias Toffoli haviam votado favoravelmente ao jogador. Alexandre de Moraes acompanhou o voto de Fux pela manutenção da prisão.

Robinho cumpre pena no mesmo presídio que Ronnie Lessa, condenado pelo assassinato da vereadora Marielle Franco. O ex-atacante foi condenado na Itália em 2017 por participação em estupro coletivo contra uma mulher albanesa em 2013, quando defendia o Milan. O Brasil aceitou executar a pena após decisão do STJ em 2024.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário