sexta-feira, 21 de março de 2025

Lula descarta Airbus e viajará para a Ásia em avião KC-30 da FAB

Aeronave maior e com maior autonomia evitará múltiplas paradas na missão presidencial ao Japão e Vietnã. Airbus 319 segue fora de uso após panes e críticas

       Aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (Foto: Mller Marin/FAB)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por utilizar o KC-30 — maior avião da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) — na viagem que fará ao Japão e ao Vietnã, com partida marcada para o próximo sábado (22). A informação é da CNN Brasil.

A escolha pelo KC-30, um Airbus A330-200 adaptado para transporte estratégico, se deu principalmente por sua autonomia de até 12 horas de voo, o que reduz o número de escalas necessárias. Para essa missão, será preciso apenas uma parada técnica para reabastecimento. Caso fosse utilizado o Airbus A319, conhecido como “Aerolula”, seriam necessárias pelo menos duas paradas para completar o trajeto.

Adquirido em 2022, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), por cerca de US$ 80 milhões, o KC-30 mantém a configuração de uma aeronave comercial, com classes econômica, executiva e uma área reservada para a primeira classe. O avião é frequentemente usado em missões humanitárias e logísticas, como a repatriação de brasileiros no Líbano e em Israel, em 2023, e o transporte de donativos ao Rio Grande do Sul.

A FAB conta atualmente com duas unidades do modelo, ambas com capacidade para até 238 passageiros e 45 toneladas de carga. O KC-30 também foi preparado para uma missão presidencial à Rússia, que acabou cancelada após Lula sofrer um acidente doméstico.

A substituição do Airbus nas viagens presidenciais já vinha sendo discutida. Adquirido em 2004 durante o primeiro mandato de Lula, o Airbus A319 presidencial apresenta limitações operacionais que vêm incomodando o presidente. Em setembro de 2023, por exemplo, o avião apresentou pane ao decolar da Cidade do México. A aeronave precisou dar voltas sobre a região do aeroporto para esvaziar o tanque e realizar um pouso de emergência com segurança.

O A319 da Presidência da República é dividido em três setores: a parte dianteira, com dez assentos destinados às autoridades; o centro, com uma sala de reuniões; e a traseira, onde ficam assentos para demais passageiros e uma cama.

Lula já chegou a avaliar a aquisição de uma nova aeronave para substituí-lo, mas a proposta acabou sendo suspensa. Entre as alternativas, cogitou-se a adaptação de um dos KC-30 para uso exclusivo presidencial. No entanto, essa hipótese enfrenta resistência, já que esses aviões são também utilizados para reabastecimento aéreo e missões humanitárias — funções estratégicas para a FAB.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

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