sexta-feira, 28 de março de 2025

Justiça espanhola desqualifica vítima em decisão que absolveu Daniel Alves: “falta de confiabilidade”

Os magistrados afirmam que o depioimento da jovem que acusava o ex-jogador de estupro teve incosistências

        Daniel Alves (Foto: REUTERS/Bruna Casas)

O ex-lateral da Seleção Brasileira, Daniel Alves, foi absolvido da acusação de estupro que supostamente teria ocorrido em uma boate de Barcelona, na Espanha, em 31 de dezembro de 2022. A decisão foi proferida pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, que considerou que a sentença de primeira instância não possuía fundamentos sólidos para sustentar a condenação. De acordo com os juízes, a decisão anterior já indicava "falta de confiabilidade" no testemunho da denunciante, o que levou à anulação da condenação. As informações são do Metrópoles.

Os magistrados afirmam que a jovem que acusava Daniel Alves de estupro demonstrou inconsistências em seu relato. A principal falha foi a negação de um ato sexual que, segundo provas de DNA, tinha "altíssima probabilidade" de ter ocorrido. Além disso, os juízes apontaram que a versão da vítima sobre a suposta agressão sexual, ocorrida no banheiro da boate, não foi devidamente confrontada com outras provas essenciais, como a análise de impressões digitais e exames biológicos de DNA. A defesa de Alves alegou que a falta de consistência nas provas não sustentava a acusação, o que acabou sendo reconhecido pela corte.

A decisão foi unânime, com os magistrados afirmando que a sentença de primeira instância estava repleta de "lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições". Eles argumentaram que os fatos e a avaliação jurídica não estavam suficientemente claros, o que resultou na revogação das acusações. Em resposta, o Ministério Público espanhol e a acusação particular da jovem haviam solicitado penas mais severas para Daniel Alves, de nove e 12 anos de prisão, respectivamente. No entanto, ambos os pedidos foram rejeitados pela Seção de Apelações.

Com a revogação da condenação, todas as medidas cautelares anteriormente impostas a Daniel Alves, como o cumprimento de pena em regime aberto, foram também revogadas. O ex-jogador agora está livre da acusação de estupro.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário