Jornalista destacou retomada econômica brasileira no governo Lula: "a turma pode até estar de mau humor, mas na hora de votar isso pesa, e muito"
A jornalista Helena Chagas chamou atenção, nesta sexta-feira (7), para o desempenho da economia brasileira em 2024 e a forma como a mídia tem tratado os números positivos. Em seu perfil no X (antigo Twitter), ela destacou: "Brasil cresceu 3,4% em 2024, o quinto melhor PIB entre as maiores economias do planeta - mais do que Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul… Mas a mídia sempre recebe os números bons com um 'mas'. Ou a economia tá desacelerando, ou o número foi menor que a expectativa do mercado. Só que é o segundo melhor resultado em 10 anos. E o consumo das famílias teve alta de 4,8%. A turma pode até estar de mau humor, mas na hora de votar isso pesa, e muito."
Um dos principais motores do crescimento foi o consumo das famílias, que avançou 4,8% no ano, impulsionado por programas de transferência de renda, melhoria no mercado de trabalho e taxas de juros mais baixas em relação a 2023. O setor de serviços, maior fatia da economia brasileira, cresceu 3,7%, enquanto a indústria registrou alta de 3,3%, com destaque para a construção civil (4,3%) e a indústria de transformação (3,8%).
Por outro lado, a agropecuária recuou 3,2%, impactada por condições climáticas adversas que afetaram a produção de soja (-4,6%) e milho (-12,5%). No quarto trimestre de 2024, a economia mostrou sinais de estabilidade, com crescimento modesto de 0,2% em relação ao trimestre anterior, mas o consumo das famílias recuou 1,0%, pressionado pela aceleração da inflação, especialmente nos preços dos alimentos.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário