Produtores rurais, técnicos e especialistas em café de diversos municípios do Paraná e até do Estado de São Paulo participaram nesta quinta-feira (27/03) de uma atividade prática chamada “Treino & Visita Café”. O evento aconteceu no viveiro de mudas de café da Prefeitura de Apucarana e foi uma oportunidade para que extensionistas da regional Apucarana do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Prefeitura compartilhassem conhecimentos sobre a cafeicultura.
A atividade de campo, explica o secretário municipal da Agricultura de Apucarana, João Carmo da Fonseca - que representou o prefeito Rodolfo Mota no evento - marcou o encerramento de uma agenda de três dias de trabalho. “Em parceria com os extensionistas do Governo do Paraná estamos estruturando um grande projeto para a diversificação das propriedades, incluindo a cultura do café, que é uma atividade muito importante para o município”, destacou o secretário. Ele também anunciou que, até o primeiro trimestre de 2026, a prefeitura pretende distribuir cerca de 400 mil mudas das variedades IPR 100, 106 e 107 aos cafeicultores locais.
Entre os temas discutidos no encontro técnico, estiveram estratégias para viabilizar a modernização do manejo, com políticas que facilitem o acesso dos produtores a novas tecnologias. “O grande desafio da cafeicultura hoje é a escassez de mão de obra. Por isso, nosso objetivo é investir em uma produção mecanizada, com alta tecnologia, garantindo maior produtividade e geração de renda para o agricultor”, explicou Fonseca.
Atualmente, Apucarana conta com aproximadamente 1,2 mil hectares de café plantado, favorecido por condições climáticas, de solo e de pluviosidade ideais para a cultura. “A gestão do prefeito Rodolfo Mota acredita muito no potencial da cafeicultura e tenho certeza de que o Governo do Estado continuará apoiando os produtores”, concluiu o secretário.
Além de extensionistas e cafeicultores, o evento contou com a presença de representantes de sindicatos rurais e prefeituras. O técnico do IDR em Apucarana, Marco Antônio Casini, destacou a importância da iniciativa. “Foram três dias de atividades e encerramos com esta visita ao viveiro municipal, onde os participantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido em Apucarana e agora podem replicar essa experiência em seus municípios”, afirmou. Ele reforçou que a revitalização da cafeicultura paranaense depende do compartilhamento de conhecimento e elogiou a postura do município. “A Prefeitura de Apucarana tem dado um grande suporte aos produtores, principalmente por meio da produção e distribuição de mudas, um fator essencial para quem deseja retomar a atividade”, ressaltou Casini.
O coordenador do café pelo IDR de Londrina, engenheiro agrônomo Romeu Gair, explicou que encontros como esse estão sendo promovidos em todas as regiões do Paraná. “Temos uma equipe técnica atuando em todo o estado. O ‘Treino & Visita Café’ é um formato de reunião em que os técnicos recebem informações atualizadas e depois repassam aos agricultores em suas localidades. Apucarana foi escolhida como sede desta edição devido ao seu viveiro municipal, que atende à grande demanda por mudas de café. Aqui, os participantes puderam compreender como ocorre a formação de um viveiro e a distribuição das mudas para os cafeicultores e agora podem reproduzir a experiência em seus municípios”, destacou Gair.
Além de produtores e técnicos de Apucarana, o evento reuniu representantes de Curitiba, Maringá, Londrina, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Marumbi, Borrazópolis, Jardim Alegre, Grandes Rios, Cândido de Abreu, Rolândia, Astorga, Cianorte, Cornélio Procópio, Ribeirão do Sul, Curiúva, Nova Santa Bárbara, Congoinhas, Salto do Itararé, Pinhalão, Jesuítas, Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Figueira, Japira e até do Estado de São Paulo.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário