Parlamentar bolsonarista foi condenada por maioria da Corte, mas advogado aposta em votos divergentes e manobras regimentais para reverter decisão
A defesa da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) ainda acredita na possibilidade de reverter sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), apesar da formação de maioria dos ministros a favor da punição. Segundo reportagem da CNN Brasil, publicada nesta terça-feira (25), o julgamento virtual já contabiliza seis votos pela condenação da parlamentar.
Mesmo com o pedido de vista apresentado pelo ministro Kassio Nunes Marques, o processo não foi interrompido. Até o momento, votaram contra Zambelli os ministros Gilmar Mendes, relator do caso, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli.
Em entrevista à CNN Brasil, o advogado Daniel Bialski, responsável pela defesa da parlamentar, afirmou que a estratégia ainda aposta em uma possível mudança de cenário a partir de posicionamentos divergentes dentro do plenário. “Inobstante os votos proferidos, eventual divergência e destaque pode motivar reavaliação do caso e é isso que a defesa espera que aconteça”, declarou.
Na semana passada, antes da retomada do julgamento, a equipe jurídica de Zambelli percorreu os gabinetes de ao menos metade dos ministros do Supremo, incluindo o do relator, Gilmar Mendes, em busca de apoio para um pedido de absolvição. Apesar da articulação nos bastidores, o ministro manteve o voto pela condenação.
A expectativa da defesa é que, com o pedido de vista e a possibilidade de um destaque, o caso seja retirado do ambiente virtual e levado ao plenário físico, onde haveria maior espaço para discussão e possível reversão do resultado.
Saiba mais - Zambelli responde criminalmente por um episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando sacou uma arma e perseguiu um homem desarmado nas ruas do bairro dos Jardins, em São Paulo. A vítima era apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a deputada pelos dois crimes.
O STF formou maioria de votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal na nesta segudna-feira (24). A decisão também inclui a cassação do mandato parlamentar. Ainda cabe recurso por parte da defesa.
Apesar do avanço do julgamento no plenário virtual, a análise está temporariamente suspensa devido a um pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques, que poderá levar até 90 dias para apresentar seu voto. Mesmo assim, os ministros Cristiano Zanin e Dias Toffoli anteciparam seus posicionamentos e, com isso, consolidaram a maioria.
Com a maioria já formada, a confirmação da condenação e da cassação do mandato de Carla Zambelli passa agora a depender da conclusão do julgamento, que será retomado quando Nunes Marques liberar o processo para nova análise no plenário.
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário