quinta-feira, 27 de março de 2025

Alckmin lamenta negacionismo durante a pandemia e diz que Lula está reconstruindo o SUS

“O negacionismo fez o Brasil perder 700 mil pessoas”, disse o presidente em exercício

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), fez duras críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o "negacionismo" e o "descaso com a vida" durante a pandemia de Covid-19 resultaram na morte de mais de 700 mil brasileiros. A declaração foi dada durante um evento do Ministério da Saúde, que marcou a entrega de 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o objetivo de ampliar a frota em 114 municípios de 15 estados. As informações são da CNN.

“O presidente Lula está recuperando o SUS [Sistema Único de Saúde]. O negacionismo e o descaso com a vida, infelizmente, fez o Brasil perder mais de 700 mil pessoas para a Covid”, afirmou Alckmin, destacando o impacto negativo da gestão anterior sobre a saúde pública no país. A cerimônia teve como foco a expansão e melhoria do Samu, essencial para o atendimento de urgência em diversas regiões do Brasil.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também esteve presente e aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso do governo federal em expandir a cobertura do Samu para todo o território nacional. “Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o Samu. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, declarou Padilha, enfatizando a importância de um serviço eficiente e acessível à população.

A entrega das ambulâncias será um marco para municípios menores, como Cavalcante (GO), com cerca de 9,5 mil habitantes, e São Lourenço do Piauí (PI), com aproximadamente 4,4 mil moradores, que ainda não possuem ambulâncias do Samu e, pela primeira vez, serão contemplados com o serviço. A medida será uma grande contribuição para a melhoria do atendimento à saúde em áreas que, historicamente, enfrentam dificuldades no acesso a cuidados médicos emergenciais.

O deputado estadual do Piauí Marcus Vinícius Kalume (PT) ressaltou a importância da ação para o seu estado e destacou que 21 das 156 ambulâncias serão enviadas ao Piauí. “É um reforço importante na atenção aos pacientes. Com certeza, esse fortalecimento chegará às cidades que mais precisam. A universalização do Samu é uma pauta muito positiva e vai, sem dúvidas, melhorar e fortalecer o SUS”, afirmou Kalume, enfatizando a relevância da medida para a saúde pública regional.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário