quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

WhatsApp alavanca vendas no varejo e fortalece relacionamento com clientes

Marketplace aposta em comunicações personalizadas e registra mais de 10 mil pedidos mensais por WhatsApp

      (Foto: Freepik )

Aplicativos de mensagens como o WhatsApp estão entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil. De acordo com um estudo da VTrends, hub de pesquisa e insights da Vivo, 80% dos brasileiros acessam esses aplicativos diariamente. Para o varejo, essa alta adesão representa uma oportunidade valiosa de impulsionar vendas e fidelizar clientes. Um exemplo bem-sucedido é o marketplace digital Compra Agora, que, por meio da plataforma inteligente da Yalo, conseguiu elevar o ticket médio para R$ 2,3 mil por pessoa em relação a 2023.

A estratégia do Compra Agora se baseia na personalização da comunicação e na automação do atendimento pelo WhatsApp. Utilizando mensagens automatizadas e promoções direcionadas, a empresa alcançou mais de 10 mil pedidos mensais. "As soluções da Yalo são flexíveis, adaptando-se ao nosso modelo de negócio disruptivo e permitindo testes rápidos, análises precisas e evolução contínua das soluções", afirmou Thaise Hagge, General Manager do Compra Agora.

A tecnologia da Yalo possibilita que as empresas gerenciem toda a jornada do cliente por meio de conversas orientadas por inteligência artificial. Com esse modelo, o Compra Agora aprimorou a experiência de compra ao utilizar dados reais dos clientes para criar segmentações mais detalhadas. O canal de WhatsApp da empresa já soma mais de 19,8 milhões de mensagens trocadas, com um agente inteligente que opera a partir de 150 respostas base, gerando mais de 40 mil variações por IA. Atualmente, 98% das interações são resolvidas pelo bot. "A plataforma Yalo permitiu ampliar nossa cesta de compras, fortalecendo nossa posição no mercado ao melhorar a proximidade com a marca, a comunicação direta e a escuta ativa das necessidades dos clientes", explicou Hagge.

Além de facilitar pedidos e consultas, a integração do WhatsApp ao processo de compras tem fortalecido a rede própria de varejistas do Compra Agora, que está em expansão. Hoje, 68% das lojas realizam pedidos de forma autônoma, sem necessidade de suporte humano. "Desde 2022, oferecemos suporte aos varejistas via WhatsApp pela plataforma Yalo, o que facilita a digitalização e autonomia dos pedidos, reduzindo o tempo de consulta e permitindo um aumento na frequência e no valor das compras”, destacou Thaise.

A solução traz praticidade para pequenos e médios varejistas, que podem gerenciar pedidos, acessar recomendações personalizadas e resolver dúvidas de forma dinâmica e imediata. "Ao navegar no e-commerce, o varejista pode simplesmente conversar com o agente, dizer o que precisa e receber as melhores sugestões e promoções. É um processo intuitivo que economiza tempo e facilita decisões", concluiu Manuel Centeno, cofundador e General Manager Brasil da Yalo.

Fonte: Brasil 247

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