
O general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, previa que o golpe de Estado planejado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados criaria um regime autoritário por até 30 anos, segundo Mauro Cid. A declaração foi dada pelo tenente-coronel em depoimento de sua delação premiada à Polícia Federal.
O então chefe do Exército foi contrário ao plano golpista e tinha algumas críticas a Lula, mas sabia que nada poderia ser feito. O general é descrito por Cid como “meio-termo” entre os três comandantes e disse que Bolsonaro não poderia fazer nada sem comprovar que houve fraude nas eleições.
Segundo o tenente-coronel, Freire Gomes explicou a Bolsonaro as consequências de um golpe na ocasião. “O general falou: tudo que acontecer aqui vai ser um regime autoritário durante os próximos 20, 30 anos. O sr. manda fazer uma eleição, o sr. ganha uma eleição na força e aí como fica a comunidade internacional? O Congresso como é que vai ser? Em 2026 quando o sr. sair? Vai acabar o sr. preso no outro dia”, contou.
O ex-ajudante de Bolsonaro também relatou que Almir Garnier, então comandante da Marinha, dizia que estava com a frota “pronta para agir” e aguardava apenas uma “ordem” do ex-presidente, mas dependia de uma adesão do Exército, que tem o maior efetivo entre as forças.
Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), foi quem mais tentou dissuadir Bolsonaro. “Presidente, o sr. entrou no jogo, o sr. quis jogar, o sr. perdeu. Não teve fraude, agora acabou o sr. tem que ir pra casa, o sr. tem que fazer oposição”, teria dito ele, segundo Cid.
Em depoimento, Cid também confirmou à PF que Bolsonaro mostrou a “minuta do golpe”, documento previa estado de sítio e uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), aos comandantes das Forças Armadas em reunião. Ele afirmou que não participou do encontro e que recebeu a informação de Freire Gomes.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário