terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Tarcísio se cala sobre ataque de Trump contra a indústria do Brasil

Procurado, governador que celebrou vitória de Trump se negou a comentar a agressão ao Brasil

      Tarcísio de Freitas e Donald Trump (Foto: Divulgação/Reuters/Agência Brasil)

O governador de São Paulo, Tarcisio Freitas (Republicanos), que recentemente usou o boné “Make America Great Again” [Torne a América Grande Novamente] em celebração à posse de Donald Trump, ainda não se pronunciou sobre o ataque de Trump à indústria brasileira, com tarifa de 25% sobre o aço nacional — o que deve causar desemprego inclusive em São Paulo.

Trump suspendeu todos os acordos, cotas e isenções com aliados e impôs uma sobretaxa de 25% sobre o aço e o alumínio de todos os países. As medidas ainda ampliam os controles aduaneiros e fecham a possibilidade de russos e chineses driblarem barreiras.

Alinhado à extrema-direita, Tarcísio se precipitou ao celebrar a vitória de um presidente estadunidense que declarou guerra ao mundo, o que inclui o Brasil. Seu vídeo com o boné trumpista pode custar caro para um político que sonha com a presidência da República ou, na pior das hipóteses, com a reeleição em São Paulo.

A decisão afeta diretamente mais de US$ 6 bilhões em exportações brasileiras. O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA, atrás apenas do Canadá. Em 2024, mais de quatro milhões de toneladas de aço saíram do território brasileiro para o estadunidense.

A medida deve ser respondida pelo governo brasileiro, que avalia como retaliar os Estados Unidos, sem que isso cause prejuízo para a própria indústria nacional ou que represente uma escalada numa guerra comercial.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação de Tarcísio de Freitas, questionando se o governador possui algum posicionamento a respeito da medida protecionista de Trump, mas até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário