quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

“Se tiver chance, dá conta”, diz Lula sobre estudante com nota mil na redação do Enem

Samille Malta vai cursar medicina depois de brilhar no Exame Nacional do Ensino Médio

Lula e uma estudante (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (5), em Brasília (DF), a estudante Samille Malta, jovem de 19 anos que foi a única aluna da rede pública de ensino a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ela foi aprovada em medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursará a graduação, e também na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em 2024, o Enem contou com mais de 3 milhões de participantes. Na redação, 12 inscritos conseguiram a nota máxima de mil pontos, sendo 11 deles da rede particular de ensino.

O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo via Enem, sendo a maioria delas oferecida por universidades e institutos federais.

"É por isso que o ministro Camilo [Santana, Ministro da Educação] ousou trazê-la aqui, para mostrar que as pessoas de escola pública, se tiverem chance, também conseguem dar conta do recado", afirmou Lula nas redes sociais. O presidente ainda brincou ao lado da jovem, que estudava até 12 horas por dia para alcançar a meta. “Tem que estudar. Se você acha que vai passar querendo ir para a balada todo dia, não vai dar.”

Os estados com candidatos que atingiram a nota máxima no Enem 2024 foram Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Estatísticas oficiais apontaram que 2.308 participantes tiveram notas entre 980 e 1.000, sendo 215 deles da rede pública. No intervalo de 950 a 980 pontos, destacaram-se 31.913 participantes, dos quais 4.483 eram do ensino público. A nota média na redação foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à média de 645 obtida em 2023.

Trajetória

Nascida no município de Virginópolis, em Minas Gerais, Samille estudou na Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade localizada no Vale do Rio Doce. Posteriormente, mudou-se para concluir o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Cap-Coluni).

Ela se preparava havia três anos para realizar o Enem, estudando todos os dias, além de ter participado como treineira nos dois primeiros anos do ensino médio.

"A mudança para Viçosa não foi fácil. É uma cidade longe de onde mora minha família, e eu acabava ficando muito tempo sem voltar para casa”, disse a estudante. “No entanto, com o passar do tempo, fiz amigos que tornaram a adaptação mais fácil", destacou Samille, que afirmou ter ficado muito feliz com o resultado da prova. "Foi a realização de um sonho que venho me esforçando para conseguir há muito tempo, então não tenho nem palavras para explicar a sensação", resumiu.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário