terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Relator adia votação do Orçamento de 2025 para 17 de março

Senador Angelo Coronel afirma que os líderes ainda precisam debater pontos do texto. Atraso gerou críticas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Senador Ângelo Coronel (PSD-BA) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Marina Verenicz, Infomoney - O relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), senador Angelo Coronel (PSD), anunciou nesta terça-feira (25) que a votação do Orçamento de 2025 foi adiada para o dia 17 de março.

A nova data posterga em uma semana a previsão inicial, que era 11 de março, conforme indicado anteriormente pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI).

Coronel justificou a alteração afirmando que ainda será necessário um debate entre os líderes partidários antes da votação. Ele também pretende discutir o tema com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para garantir que o texto seja analisado tanto na CMO quanto no plenário na mesma data.

“Acho muito difícil acontecer no dia 11. Nesta data, devemos conversar com os líderes e ajustar alguns pontos. O mais provável é que a votação ocorra na semana seguinte, no dia 17”, disse o relator em entrevista à Agência Senado.

A demora na aprovação do Orçamento tem gerado críticas, incluindo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que cogitou acionar o Tribunal de Contas da União (TCU) para buscar uma solução para o impasse.

Entre parlamentares, a declaração de Haddad foi alvo de reações. Arcoverde afirmou, em nota, que a responsabilidade pelo atraso partiu “do próprio Palácio do Planalto”.

A votação do Orçamento foi postergada no fim de 2024 para priorizar a tramitação do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O adiamento também foi interpretado como uma retaliação no contexto da disputa entre o Executivo e o Congresso sobre as emendas parlamentares.

Fonte: Brasil 247 com Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário