Operação Data Change investiga alterações ilegais de penas para favorecer criminosos. Cerca de 15 processos com indícios de fraude já foram identificados
(Foto: Agência Brasil)
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) a Operação Data Change, que visa desmantelar um grupo criminoso que conseguiu acessar, de maneira fraudulenta, sistemas de execução penal e de mandados de prisão administrados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O grupo alterou dados relacionados às penas e inseriu documentos falsos, com a finalidade de agilizar a progressão de regime dos apenados. Os policiais federais estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão na cidade de Goiânia (GO).
As fraudes foram rapidamente detectadas pelo próprio CNJ, que acionou imediatamente a Polícia Federal para apuração dos fatos e implementou as medidas de segurança necessárias para proteger os sistemas comprometidos. A investigação revelou que as modificações visavam acelerar a transição dos detentos do regime fechado para o semiaberto, permitindo que, após essa mudança, rompessem a tornozeleira eletrônica e fugissem da justiça.
Entre os beneficiados pelas fraudes estão criminosos com mais de 60 anos de prisão e membros de facções criminosas. Até o momento, 15 processos com indícios de fraude foram identificados, mas acredita-se que o número possa aumentar conforme os desdobramentos da investigação.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário