Levantamento revela que X é a rede com mais manifestações, enquanto Instagram tem maior crítica ao ex-presidente, com 86% favoráveis à denúncia
Um levantamento realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgado nesta quarta-feira (19), mostra que 63% dos posts opinativos nas redes sociais são favoráveis à denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. A análise, que considerou publicações no X (antigo Twitter), Facebook e Instagram, revelou ainda que 37% das manifestações opinativas são contrárias à denúncia.
O estudo, que coletou dados entre 00h de terça-feira (18) e 15h de quarta-feira (19), analisou um total de 12.695 posts. Desses, 46% expressavam opinião sobre o tema, enquanto 54% eram neutros. Entre os posts opinativos, a maioria foi publicada por políticos, enquanto as publicações neutras predominaram em veículos jornalísticos.
A rede social X foi a plataforma onde as pessoas mais se manifestaram sobre o assunto. Já o Instagram se destacou como a rede mais crítica a Bolsonaro, com 86% dos posts favoráveis à denúncia da PGR. O Facebook apresentou um cenário mais equilibrado, com 58% dos posts opinativos apoiando a denúncia e 42% se posicionando contra.
A denúncia de Paulo Gonet, que acusa Bolsonaro de tentativa de golpe de Estado, tem gerado intenso debate nas redes sociais, refletindo a polarização política no país. O levantamento da Nexus analisou uma amostra que representa 90% do engajamento total das publicações, oferecendo um panorama significativo do sentimento predominante entre os usuários.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário