sábado, 22 de fevereiro de 2025

Papa Francisco teve 'noite de sono tranquila', aponta novo boletim médico

A equipe médica do Papa Francisco anunciou sua melhora gradual, mas ainda é incerto quando o pontífice poderá retomar seus compromissos públicos

Papa Francisco no Vaticano 1/2/2025 (Foto: REUTERS/Ciro De Luca)

O Papa Francisco continua hospitalizado desde a última sexta-feira (14), e, apesar de apresentar uma melhora gradual, não realizará a tradicional saudação angélica na próxima segunda-feira (24), como costuma fazer aos domingos. Em boletim divulgado neste sábado (22), relatado pelo Globo, a equipe médica do pontífice afirmou que ele teve "uma noite de sono tranquila", mas que permanecerá no hospital "pelo menos durante toda a semana que vem". A nota do Vaticano ainda afirmou que, embora o pontífice tenha mostrado uma leve recuperação, ele não está "fora de perigo", e o foco está em monitorar o avanço da infecção.

O pontífice foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões na quarta-feira (19), um agravamento em seu quadro de saúde que já vinha sendo monitorado desde sua internação. Segundo os médicos, a condição clínica do Papa permanece estável, mas não sem riscos. "O Papa está fora de perigo? Não. É uma infecção importante, com tantos micróbios, em um senhor de 88 anos", disse o Dr. Sergio Alfieri, membro da equipe médica, em entrevista coletiva realizada no Hospital Gemelli. "Mas se a pergunta é 'ele está em perigo de vida', a resposta é 'não'", completou Alfieri.

Os médicos também esclareceram que não há sinais de sepse, uma complicação grave de infecções, que continua sendo a maior preocupação. Apesar disso, o Papa não está utilizando aparelhos respiratórios e, de acordo com o relatório médico, apresentou bom humor e realizou suas atividades diárias. "O Papa é durão. Quantas outras pessoas suportariam tantas infecções com a carga de compromissos dele?", afirmou o Dr. Alfieri, elogiando a resistência física e emocional do pontífice.

Além disso, o Vaticano informou que Francisco se manteve ativo, recebendo colaboradores próximos, lendo, assinando documentos e fazendo telefonemas. Segundo o boletim oficial da Santa Sé, o Papa está "apirético", sem febre, e seus parâmetros hemodinâmicos seguem estáveis. A equipe médica está monitorando sua evolução enquanto ele continua em tratamento intensivo devido à sua idade e à complexidade do quadro clínico.

Internado por problemas respiratórios, Francisco vinha lidando com uma infecção polibacteriana antes de ser diagnosticado com pneumonia. Seu estado exigiu cuidados especiais, mas os médicos mantêm a esperança de sua recuperação gradual, destacando sua resiliência diante da doença. O Vaticano também anunciou que ele celebrou a Eucaristia e segue com seu trabalho, apesar dos desafios impostos pela internação.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário