Internado há duas semanas com pneumonia, líder católico segue em tratamento e fisioterapia respiratória
O Papa Francisco, de 86 anos, não está mais em estado "crítico", mas seu quadro clínico continua com prognóstico "reservado", conforme confirmou uma fonte do Vaticano à AFP nesta sexta-feira (28), como destaca O Globo. O Pontífice foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, inicialmente com um quadro de bronquite, que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões.
“O estado continua complexo. Ele não está mais em estado crítico, mas o prognóstico continua reservado”, afirmou a fonte, que também destacou que o líder espiritual dos 1,4 bilhão de católicos no mundo “continua com seu tratamento e fisioterapia respiratória”. A melhora foi confirmada após um período de preocupação, especialmente no último fim de semana, quando sua saúde apresentou piora.
Na terça-feira à noite, o Vaticano havia classificado sua condição como "crítica, mas estável". O último boletim médico, divulgado na quinta-feira, indicou que a saúde do Papa segue "melhorando", mas que "dada a complexidade de seu quadro clínico", ainda são necessários "mais dias de estabilidade" para uma mudança no prognóstico.
O termo "reservado" é frequentemente utilizado em casos graves ou quando a evolução do paciente é imprevisível. Esta é a quarta e mais longa hospitalização de Francisco desde 2021, o que reacendeu discussões sobre sua saúde, já fragilizada por problemas anteriores, como cirurgias no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar.
A internação também trouxe à tona questões sobre sua capacidade de continuar exercendo as funções papais, já que o direito canônico não prevê procedimentos claros para situações em que a lucidez do Pontífice possa ser afetada. Recentemente, o Papa havia descartado a possibilidade de renúncia.
Apesar do quadro delicado, o Papa conseguiu retomar parte de suas atividades no hospital. “O Papa se levantou, tomou café da manhã e leu os jornais”, relatou a fonte do Vaticano. A Santa Sé também informou que, “como nos dias anteriores”, ele teve uma “noite tranquila”.
A recuperação de Francisco é acompanhada de perto por fiéis e autoridades religiosas, que aguardam ansiosamente por mais atualizações sobre o estado de saúde do primeiro Papa latino-americano da história.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário