quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Operação da PF contra desvios de emendas é apenas “ponta do iceberg”

Os alvos da operação desta quinta são assessores do deputado federal Afonso Motta

      Sede da PF em Brasília (DF) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (13) contra o desvio de emendas parlamentares é considerada apenas a “ponta do iceberg” das investigações sobre irregularidades no repasse desses recursos, informa a jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo. A ação cumpriu pelo menos 13 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio Grande do Sul.

A PF encontrou dinheiro vivo e um “contrato de propina” informando os percentuais que seriam destinados aos intermediários. Os alvos da operação são assessores do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS). A corporação achou também dinheiro e celulares escondidos no forro do escritório de uma das operadoras do esquema.

A expectativa dos investigadores é de que um outro inquérito que investiga o desvio de R$4,2 bilhões de emendas ganhe impulso com o depoimento do deputado Glauber Braga (Psol-RJ).

◉ Operação EmendaFest - A operação deflagrada nesta quinta, batizada de EmendaFest, mirava supostos desvios em emendas parlamentares. O dinheiro desviado iria para o Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul (RS). Segundo a apuração da PF, o grupo envolvido na irregularidade pegava para si 6% dos valores das emendas destinadas ao hospital. O dinheiro aparecia na documentação como uma "contrapartida" pela "captação de recursos", ou seja, pela destinação da emenda.

Afonso Motta diz que foi “surpreendido” pela operação e está buscando acesso aos autos para se posicionar.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário