O encontro, realizado a portas fechadas, contou com a presença do líder da oposição e do relator do projeto de anistia, deputado Rodrigo Valadares
Hugo Motta (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)
Em novo gesto que reforça sua aproximação com o bolsonarismo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nesta terça-feira (11) Vanessa Vieira, esposa de um dos presos condenados por participação nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, informa reportagem de Felipe Pereira no portal UOL. Vanessa, que viajou de Rondônia com seis filhos, incluindo uma criança de colo, pediu anistia para o marido, um caminhoneiro condenado a 14 anos de prisão por invasão violenta e depredação do Palácio do Planalto.
O encontro, realizado a portas fechadas no gabinete de Motta, contou com a presença do líder da oposição e do relator do projeto de anistia, deputado Rodrigo Valadares (União-SE). A audiência simboliza mais um passo na tentativa de deputados bolsonaristas de apelar ao sentimentalismo para pressionar pela liberação dos presos do 8 de janeiro.
Enquanto Motta recebeu Vanessa, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), recusou-se a atendê-la. A decisão de Alcolumbre foi anunciada ainda na segunda-feira (10), quando ele foi consultado sobre a possibilidade de um encontro.
De acordo com relatos, Motta repetiu o que tem dito publicamente sobre o tema da anistia: que o assunto "mexe com a sociedade" e que está disposto a colocá-lo em votação, desde que haja consenso entre os líderes partidários. A direita, no entanto, pressiona por uma votação rápida. Parlamentares bolsonaristas querem mudanças na tramitação do projeto para acelerar o processo e garantir a aprovação até o meio do ano.
Fonte: Brasil 247 com informações do UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário