terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Mercado financeiro está “mais tenso” que em períodos anteriores, diz Haddad

"As pessoas estão com mais dedo no gatilho, esperando uma notícia para agir, para se proteger ou especular", disse o ministro da Fazenda

Ministro Fernando Haddad 29/01/2025 REUTERS/Adriano Machado (Foto: Adriano Machado / Reuters)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (25) que o mercado financeiro está "muito mais tenso" do que em períodos anteriores, com investidores reagindo de forma acelerada às oscilações econômicas. A declaração foi feita durante o CEO Conference 2025, evento promovido pelo BTG Pactual, de acordo com o UOL.

Haddad atribuiu parte da instabilidade a um ambiente econômico global mais desafiador, citando a economia dos Estados Unidos e os impactos das incertezas internacionais sobre mercados emergentes. "As pessoas estão com mais dedo no gatilho, esperando uma notícia para agir, para se proteger ou especular", afirmou.

O ministro destacou que as dificuldades enfrentadas por países como Colômbia, México e Chile demonstram que a tensão é generalizada, atingindo economias organizadas. Além disso, mencionou o risco de tabelamento do preço do petróleo no Oriente Médio como um fator que pode aumentar a imprevisibilidade global. "A situação externa é mais desafiadora", pontuou.

Em relação ao Brasil, Haddad reconheceu que houve um "deslocamento maior" das incertezas em dezembro passado, refletido na disparada do dólar e na fuga de recursos. No entanto, afirmou que o ambiente econômico brasileiro agora se alinha ao de outros países com características semelhantes. "Algum escape do câmbio, em função do déficit de transações correntes, ia acontecer", explicou.

Apesar do cenário tenso, Haddad ressaltou que o mercado começa a se acomodar diante das novas condições. "As coisas estão se acomodando", avaliou, reforçando que a volatilidade faz parte do contexto econômico atual.

Fonte: Brasil 247 com informações do UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário