Informação foi confirmada pelo ministro das Relações Institucionais licenciado, Alexandre Padilha
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir na próxima segunda-feira (3) com os futuros presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) é o favorito para comandar o Senado, enquanto o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) desponta como o principal nome para a presidência da Câmara. As informações são do Metrópoles
A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Institucionais licenciado, Alexandre Padilha, que está no Congresso neste sábado (1) para participar das eleições legislativas como deputado federal.
⊛ Diálogo com o Legislativo
O encontro de Lula com Motta e Alcolumbre tem como objetivo estabelecer um canal de diálogo com os novos chefes do Legislativo. Ambos são considerados independentes em relação ao governo, o que exige do Planalto um esforço contínuo de articulação para manter apoio nas duas Casas.
A avaliação dentro do governo é de que a relação com a Câmara tende a ser mais favorável, uma vez que Hugo Motta possui um perfil menos combativo e mantém um bom relacionamento com Padilha. Durante a gestão de Arthur Lira (PP-AL), o ministro e o então presidente da Câmara tiveram embates que dificultaram a interlocução do Executivo com os deputados.
Já no Senado, o cenário é mais incerto. Alcolumbre, apesar de não ser considerado um opositor direto, tem uma postura mais independente do que a de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que nos últimos anos se aproximou do governo Lula. No entanto, a expectativa do Planalto é de que o senador do Amapá não represente um obstáculo para a agenda governista.
⊛ Prioridades do governo no Congresso
Com a nova composição do Legislativo, uma das principais pautas do governo será a reforma da renda, que inclui a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para R$ 5 mil. O projeto é visto como essencial para tentar melhorar os índices de popularidade da gestão Lula.
As eleições para a presidência da Câmara e do Senado ocorrem neste sábado. A votação no Senado está prevista para a manhã, enquanto na Câmara o pleito deve ocorrer à tarde.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário