sábado, 22 de fevereiro de 2025

Lula critica vazamentos e pressiona ministros contra ataques a Fernando Haddad

Presidente reclama de estratégias que enfraquecem o ministro da Fazenda, após reunião sobre o mau desempenho do governo nas pesquisas de aprovação

      Rodrigo Pacheco, Lula e Fernando Haddad (Foto: Diogo Zacarias/MF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado insatisfação com recentes vazamentos feitos por ministros do governo, que, segundo ele, visam prejudicar a imagem do titular da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, em especial, Lula ficou irritado com a divulgação para a imprensa de detalhes de uma reunião realizada no domingo (16/10), na residência oficial de campo da Presidência, a Granja do Torto, em Brasília, onde foram discutidos o mau desempenho do governo nas pesquisas de aprovação.

O encontro contou com a presença de vários ministros e lideranças petistas, incluindo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro da Secom, Sidônio Palmeira, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner. Durante a reunião, os ministros apresentaram dados sobre a repercussão negativa de algumas ações do Ministério da Fazenda, como a criação da chamada "taxa da blusinha" e a polêmica portaria do Pix, que, segundo eles, afetaram diretamente a imagem do governo.

Rui Costa comentou sobre as conclusões do encontro: "As pesquisas públicas que todos conhecem, que a imprensa divulgou, sinalizam a questão da taxa daqueles aplicativos das plataformas de venda. Isso está muito latente nas pesquisas que foram divulgadas. A questão do fake news do Pix afetou fortemente. Criou um ambiente de desconfiança." No entanto, Lula teria enfatizado para seus auxiliares que, em nenhum momento da reunião, houve críticas diretas a Fernando Haddad.

O presidente também expressou seu desagrado com os vazamentos, considerando-os prejudiciais ao governo. Em suas conversas com aliados, Lula apontou que esse tipo de estratégia está enfraquecendo a imagem do ministro da Fazenda e, por consequência, dando munição à oposição para atacar o governo. “A melhor forma de atacar o governo é enfraquecendo o ministro da Fazenda”, relatou um petista que ouviu as críticas de Lula. Além disso, o presidente parece tentar blindar Haddad, já que na semana passada, ele teve um jantar com o ministro na Granja do Torto e, na quinta-feira (20/2), o levou consigo no avião presidencial para uma viagem entre Brasília e São Paulo.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário