O parlamentar prevê que a PGR apresenta uma denúncia contra o político da extrema-direita
Lindbergh Farias (Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados)
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), disse nesta terça-feira (4) que Jair Bolsonaro (PL) não tem como escapar da prisão após ser indiciado pela Polícia Federal no inquérito do plano golpista. O petista denunciou que o projeto de lei (PL 1102/2022), de parlamentares bolsonaristas, tenta beneficiar Bolsonaro e os golpistas em seu entorno, incluindo militares de alta patente.
“O julgamento está para começar. É questão de poucos dias ou de semanas para a Procuradoria-Geral da República denunciar”, afirmou o parlamentar sobre o ex-mandatário. A PGR deve se manifestar este ano (2025).
A proposta criticada pelo deputado concede anistia a todos aqueles que, no período de 1° de janeiro de 2019 e 21 de abril de 2022, “tenham praticado atos que sejam investigados ou processados sob a forma de crimes de natureza política ou conexo”.
Além do inquérito do plano golpista, a PF indiciou Bolsonaro em outras duas investigações - fraudes em cartões de vacinação, e venda ilegal de joias, que, por lei, devem pertencer ao Estado brasileiro, não podendo ser incorporadas a patrimônio pessoal.
Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral tornou Bolsonaro inelegível por declarações golpistas em 2022, quando o político da extrema-direita afirmou a embaixadores, em Brasília (DF), que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário