Ministro da Casa Civil atribui alta da inflação a fatores climáticos e à valorização do dólar
Por Marina Verenicz, de InfoMoney - O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (20) que os preços dos alimentos devem cair até junho deste ano. Em entrevista ao jornal Metrópoles, Costa destacou que o governo aposta no aumento da produção agrícola como estratégia para reduzir a inflação no setor de alimentos.
Para conter essa alta, o governo aposta em uma safra mais robusta em 2025.
“Há uma expectativa muito positiva de que a safra deste ano será muito boa e que nós teremos preços decrescentes até o mês de junho, inclusive do arroz, do feijão, que já está em queda, e continuarão até o mês de junho”, afirmou Costa.
A avaliação do ministro é mais otimista que a da Fazenda, que prevê queda nos preços dos alimentos até o fim do ano.
◉ Reforma no vale-alimentação
Além da pressão inflacionária, o governo também busca reduzir custos para os trabalhadores. O ministro informou que o Ministério da Fazenda e a Advocacia-Geral da União (AGU) analisam uma reformulação das taxas cobradas na intermediação do vale-alimentação.
“O que nós queremos fazer é reduzir o custo da intermediação desse vale. O levantamento feito é que o custo está muito alto, retirando recurso do trabalhador para a intermediação financeira”, explicou.
A reformulação do vale-alimentação faz parte de uma série de medidas do governo para conter a inflação e aliviar o custo de vida da população, especialmente diante do cenário econômico global ainda incerto.
Fonte: Brasil 247 com Infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário