segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Felipe Neto acusa vereadora bolsonarista de SP de fake news e cobra R$ 50 mil de indenização

De acordo com a ação, a vereadora teria compartilhado em suas redes sociais conteúdos que associam Felipe Neto a atividades ilícitas

     Felipe Neto (Foto: Reprodução/X)

O influenciador digital Felipe Neto entrou com uma ação judicial contra a vereadora de São Paulo Sonaira Fernandes (PL), acusando-a de disseminar informações falsas a seu respeito. O processo, que tramita na Justiça paulista, solicita uma indenização de R$ 50 mil por danos morais. A notícia foi divulgada pelo blog de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

De acordo com a ação, a vereadora teria compartilhado em suas redes sociais conteúdos que associam Felipe Neto a atividades ilícitas e comportamentos imorais, sem apresentar qualquer evidência que sustente tais alegações. O influenciador alega que essas publicações prejudicaram sua reputação e causaram-lhe sofrimento emocional.

Felipe Neto tem sido um crítico contundente da disseminação de fake news e já esteve envolvido em outros processos judiciais relacionados ao tema. Em 2022, por exemplo, o vereador de Araraquara, Carlão do Joia (Patriota), chamou o youtuber de "pedófilo" durante uma sessão da Câmara Municipal. Para evitar um processo criminal, Carlão aceitou doar dois salários mínimos em cestas básicas.

Além disso, em janeiro de 2025, Felipe Neto moveu uma ação contra o TikTok Brasil, buscando a remoção de postagens que vinculavam seu nome a conteúdos falsos e enganosos. O influenciador argumentou que a circulação dessas informações afetava negativamente sua imagem pública. A luta de Felipe Neto contra a disseminação de notícias falsas tem sido reconhecida publicamente. Em 2020, ele foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por seu combate às fake news

No caso atual, a defesa de Felipe Neto argumenta que a vereadora ultrapassou os limites da liberdade de expressão ao propagar informações inverídicas que atingem a honra e a dignidade do influenciador. O processo ainda está em fase inicial, e a vereadora não se pronunciou oficialmente sobre o assunto até o momento.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário