
Familiares e amigos de Marcelo Arruda promoveram, neste domingo (16), em Foz do Iguaçu (PR), um ato pacífico para protestar contra a decisão judicial que concedeu prisão domiciliar a Jorge Guaranho, condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato do tesoureiro do PT. Apesar da sentença ter sido decretada na semana passada, o ex-policial penal obteve a transferência para casa em menos de 24 horas.
Durante a manifestação, os presentes seguraram fotos de Marcelo e vestiram roupas brancas para simbolizar o pedido de justiça. Em um momento gravado em vídeo, um manifestante afirmou: “Pessoal, primeiro domingo após a condenação do assassino de Marcelo Arruda, família, amigos, nos reunimos pedindo justiça. O assassino foi condenado a 20 anos de prisão, a princípio em regime fechado, e 24 horas depois já estava vindo para casa. Isso não é justiça. Então nós estamos pedindo para que seja revogada a prisão domiciliar do assassino de Marcelo Arruda”.

A prisão domiciliar de Jorge Guaranho foi concedida em caráter liminar pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). De acordo com a decisão, “em razão da enfermidade e das lesões” decorrentes dos disparos que o réu sofreu no dia do crime, não haveria risco à sociedade ou ao cumprimento da lei penal, pois ele estaria debilitado e com dificuldades de locomoção.
Os advogados de Guaranho reforçaram a necessidade de tratamento médico, alegando que o cliente levou nove tiros e foi espancado durante o episódio que resultou na morte de Marcelo. Segundo a defesa, “cabe destacar que os diversos projéteis estão alojados no corpo do paciente, inclusive na caixa craniana e na porção esquerda da massa encefálica”.
O bolsonarista já estava em prisão domiciliar desde setembro de 2024, mas, após a condenação, a juíza Mychelle Pacheco Cintra Stadler havia determinado que ele fosse transferido para o Complexo Médico Penal em Piraquara (PR). No entanto, com a nova liminar, Guaranho poderá voltar a cumprir a pena em casa, com monitoramento por tornozeleira eletrônica.
DCM alertou para conduta de desembargador

Na reportagem publicada na sexta-feira (14), o DCM revelou que Scaff exibe, nas redes, alinhamento claro com a extrema direita brasileira.
O desembargador, em 2022, como mostra o texto, saiu em defesa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, comentando uma publicação do site ‘Jornal da Cidade Online’ sobre Sandra Terena, mulher do extremista. Além disso, o site também revelou que, no Instagram, Gamaliel segue os perfis de Jair e Michelle Bolsonaro, assim como dos deputados federais Carla Zambelli e Pastor Marco Feliciano.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário