Este é o segundo avião venezuelano que os Estados Unidos apreendem nos últimos meses
Presidente venezuelano, Nicolás Maduro 03/08/2024 REUTERS/Maxwell Briceno (Foto: Maxwell Briceno)
SANTO DOMINGO, 6 de fevereiro (Reuters) – O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, supervisionou na quinta-feira a apreensão de um avião do governo venezuelano na República Dominicana.
As autoridades dos EUA "determinaram que há fundamento para abrir uma ação de confisco civil para recuperar a aeronave, com base em violações de sanções dos EUA, controles de exportação e lavagem de dinheiro", afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.
Este é o segundo avião venezuelano que os Estados Unidos apreendem na República Dominicana nos últimos meses.
Na quinta-feira, Rubio – em sua última parada na turnê pela América Latina nesta semana – observou enquanto um oficial do Departamento de Segurança Interna dos EUA fixava um mandado na aeronave, formalizando sua apreensão. O avião estava em manutenção em um aeroporto de Santo Domingo.
O Departamento de Estado informou que membros de alto escalão do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro usaram a aeronave Dassault Falcon 200 para viagens à Grécia, Turquia, Rússia, Nicarágua e Cuba.
Durante seu tempo como senador dos EUA, Rubio, filho de imigrantes cubanos, defendeu sanções rígidas contra o governo de Maduro, um aliado do governo cubano. Nesta semana, Rubio afirmou que os EUA não reconhecem Maduro como o líder legítimo da Venezuela.
No mês passado, o enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, Richard Grenell, reuniu-se com Maduro para negociações e deixou Caracas com seis americanos que estavam detidos na Venezuela. Ele também pressionou a Venezuela a aceitar seus cidadãos que os EUA querem deportar.
Maduro e seu governo sempre rejeitaram as sanções dos EUA e de outros países, alegando que são medidas ilegítimas que equivalem a uma "guerra econômica" projetada para prejudicar a Venezuela.
O governo venezuelano não respondeu ao pedido de comentário da Reuters sobre a apreensão do avião.
Fonte: Brasil 247 com reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário