
O cineasta Cacá Diegues, diretor de clássicos do cinema brasileiro como ‘Bye Bye Brasil’, ‘Deus é Brasileiro’ e ‘Tieta do Agreste’, morreu na madrugada desta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, aos 84 anos.
A família informou que ele teve complicações após uma cirurgia, mas não divulgou detalhes sobre o hospital ou o procedimento.
◉ Trajetória e carreira
Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió, no dia 19 de maio de 1940, e se mudou para o Rio de Janeiro ainda na infância. Na capital fluminense, cresceu no bairro de Botafogo e se destacou como um dos grandes nomes do Cinema Novo, movimento cinematográfico que revolucionou a linguagem do cinema brasileiro ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman e Joaquim Pedro de Andrade.
Ao longo da carreira, dirigiu mais de 20 longas-metragens. Entre seus filmes mais premiados estão ‘Xica da Silva’, ‘Bye Bye Brasil’, ‘Tieta do Agreste’ e ‘Deus é Brasileiro’. Também assinou obras como ‘Ganga Zumba’, ‘Quilombo’, ‘Orfeu’ e ‘O Grande Circo Místico’, baseado na obra de Jorge de Lima.
O cineasta recebeu diversas homenagens ao longo da vida. Em 2012, foi celebrado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 2016, a escola de samba Inocentes de Belford Roxo dedicou um desfile a ele com o enredo ‘Cacá Diegues — Retratos de um Brasil em Cena’. Durante o desfile, Cacá desfilou emocionado e afirmou: “É um prazer inenarrável ser homenageado por uma escola de samba”.

Em 2018, Diegues foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira 7, que pertencia ao também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Entre outros ocupantes ilustres da cadeira estiveram Euclides da Cunha e Pontes de Miranda.
Cacá Diegues deixa quatro filhos, sendo dois do casamento com a cantora Nara Leão, além de três netos. Desde 1981, era casado com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário