terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Bolsonaristas migram para rede social de Trump e desafiam Moraes

Aposta dos bolsonaristas é que uma eventual ordem de bloqueio de Moraes contra a Truth Social, por ser de ligada a Trump, seja estrategicamente inviável

Donald Trump e logo Truth Social (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e militantes bolsonaristas estão aderindo à Truth Social, rede social do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, para provocar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e divulgar conteúdo alinhado à extrema direita brasileira e americana. A informação foi divulgada nesta semana, após uma série de publicações de figuras próximas a Bolsonaro na plataforma, destaca o Metrópoles.

Jair Bolsonaro, sua família e políticos aliados, como os deputados Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis, já criaram perfis na rede. O ex-presidente fez suas primeiras postagens no último dia 4, elogiando a Truth Social por “prezar pela liberdade, tão valorizada e escassa em tempos difíceis para o Brasil”. Ele também criticou a decisão de Moraes que o impediu de viajar aos EUA para a posse de Trump.

O jornalista Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira e exilado nos EUA, fixou em seu perfil uma provocação direta ao ministro: “Quero ver me bloquear aqui”. Já o deputado federal Gustavo Gayer foi ainda mais incisivo: “Quero ver o Moraes derrubar esse hahaha”, escreveu em sua primeira publicação.

A deputada Bia Kicis tem usado o perfil para compartilhar discursos feitos na Câmara, como o congelamento de fundos da Usaid, agência de cooperação internacional dos EUA, e críticas ao governo Lula. Já Flávio Bolsonaro publicou sobre a visita do relator da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a liberdade de expressão, Pedro Vaca.

A aposta dos bolsonaristas é que uma eventual ordem de bloqueio de Alexandre de Moraes contra a Truth Social, por ser uma rede ligada a Trump, seja inviável do ponto de vista estratégico. Enquanto o X de Elon Musk enfrentou suspensão no Brasil por questões judiciais, a Truth Social é vista como um espaço quase exclusivo para a extrema direita, ampliando o embate entre bolsonaristas e o STF.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário