O episcopado paranaense está reunido na diocese de Apucarana (PR), desde o dia 8 de fevereiro, onde realizam sua primeira assembleia do ano. O encontro tornou possível a presença de todos os bispos e arcebispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) na celebração dos 60 anos de criação da diocese de Apucarana e da 6ª Romaria Diocesana a Nossa Senhora de Lourdes.
A assembleia teve início na tarde de sábado, na cidade de Arapongas (PR). Os bispos, arcebispos e o administrador diocesano de Campo Mourão (PR) reuniram-se com o núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro.
Acolhendo o encontro, dom Carlos José de Oliveira, bispo de Apucarana, manifestou alegria em ter o episcopado do regional e o núncio apostólico em sua diocese. “É um momento histórico e único na caminhada de 60 anos de nossa diocese”, resumiu.
Em entrevista ao Regional Sul 2, o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, falou sobre o significado do encontro. “É um momento particular da vida da Igreja e dos bispos do Regional. Nesse encontro, eles manifestam e confirmam o desejo de reunir-se em sinodalidade, em colegialidade sinodal, que manifesta o compromisso da Igreja do Brasil para que o caminho seja conjunto, juntos na evangelização e no trabalho da missão”, afirmou.
Confira na íntegra:
60 anos da diocese de Apucarana
No domingo, os bispos participaram da 6ª Romaria da diocese de Apucarana e da celebração solene dos 60 anos de criação da diocese. Mais de 20 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia, iniciada no ginásio de esportes Lagoão, em Apucarana.
Na ocasião, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes recebeu o título de Basílica Menor, com a bênção dos símbolos da dignidade basilical: a Umbrela, símbolo da especial ligação da Nova Basílica com o Santo Padre o Papa; o Tintinabulo, com a Padroeira e o brasão da nova basílica; e a Virga Rubra, para a condução das procissões na nova basílica.
A missa concelebrada por todo o episcopado paranaense e os padres da diocese contou com procissão pelas ruas de Apucarana até a basílica. Ao final, o núncio apostólico concedeu a bênção papal com indulgência plenária aos participantes.
De hoje até quarta-feira, dia 12, os bispos estarão debruçados em vários temas da vida do regional, como a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; o Jubileu da Esperança 2025; a COP30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA); a Pré-COP30 Sul, que acontecerá de 17 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC); os cursos de Teologia no Regional; questões sobre a relação entre a Igreja Católica Ucraniana e Igreja Ortodoxa; a pastoral carcerária; a vida religiosa consagrada no Paraná; a análise de conjuntura da Pastoral Indígena e Indigenista no Paraná; e questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional. O trabalho com esses temas será intercalado com momentos de oração e convivência fraterna.
Fonte: CNBB com informações de Karina Carvalho Nadal, CNBB Sul 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário