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Bancos somam R$ 9 bi em dinheiro esquecido. Foto: reprodução
A partir de 13 de fevereiro, o Banco Central (BC) passou a exigir que o acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) e ao Registrato seja feito com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e com a verificação em duas etapas ativada. Essa nova regra visa aumentar a segurança dos usuários na consulta e solicitação de devolução de valores esquecidos.
Para habilitar a verificação em duas etapas, é necessário instalar o aplicativo gov.br em um único dispositivo e realizar a validação facial, que garantirá a emissão de um código único de acesso. Com isso, o usuário fica restrito ao aparelho vinculado para gerar as chaves de autenticação. A obrigatoriedade vale tanto para valores acima de R$ 100 quanto para valores menores, ampliando o controle sobre os dados pessoais.
Apesar de a forma de consulta ao SVR permanecer igual — informando CPF ou CNPJ e data de nascimento ou criação da empresa —, a verificação em duas etapas é agora indispensável para todas as etapas, inclusive para retirar o dinheiro. Já no Registrato, continuam disponíveis os relatórios sobre contas, empréstimos, chaves Pix, cheques sem fundo e operações de câmbio e transferências internacionais.
Segundo o BC, quem tiver dúvidas sobre como ativar a verificação em duas etapas e elevar o nível da conta gov.br pode acessar orientações específicas no site do próprio órgão. A expectativa é de que a medida reforce a proteção dos dados e traga mais tranquilidade aos usuários ao conferir maior segurança no uso das plataformas financeiras.
Fonte: DCM
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