sábado, 1 de fevereiro de 2025

APUCARANA: Aeradores serão instalados no Parque Jaboti após 8 anos


Adquiridos no início de 2016 pela Prefeitura de Apucarana através de processo licitatório e recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, 13 aeradores – dispositivo para aumentar o teor de oxigênio da água – finalmente serão instalados. Os equipamentos, que hoje têm custo de mercado na ordem de R$2,4 mil cada, estavam no pátio de máquinas do município. “Mais uma descoberta que tivemos nestes primeiros dias de mandato. Treze aeradores que foram esquecidos em algum lugar do nosso pátio e que por lá ficaram nestes últimos 8 anos”, revelou o prefeito Rodolfo Mota.

Ele ponderou que, “pelo menos foram bem acondicionados e não apresentam danos”. “Diante deste achado, já realizamos todo estudo e projeto técnico para colocá-los para funcionar no Lago Jaboti. Além de contribuírem para a oxigenação da água, ajudando aos animais que lá vivem, vai embelezar e tornar o parque ainda mais atrativo”, comentou Mota, lamentando que isso já poderia ter ocorrido há 8 anos.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, por se tratar de um lago artificial, os aeradores são equipamentos que irão fazer a diferença para a qualidade da água. “Teremos um ambiente mais favorável, sobretudo para a sobrevivência dos peixes, já que os aeradores servem para aumentar o teor de oxigênio”, esclarece Silva. Segundo ele, do total de aeradores, dois serão mantidos como unidades reservas. “Iremos instalar três equipamentos na lateral do lago, mais ao fundo (Acea), e cinco mais ao meio, nas proximidades da barragem”, explica o secretário.

Responsável pela instalação dos equipamentos, o superintendente do Idepplan, engenheiro eletricista Nilton Antônio Fornaciari Júnior, frisa que o projeto já está pronto e que o próximo passo agora é a aquisição dos materiais elétricos necessários. “Com o aval do prefeito Rodolfo Mota, os trabalhos devem ser iniciados e concluídos em breve”, disse.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário