sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Após check-up, Lula diz estar com saúde melhor agora do que quando tinha 50 anos

Presidente passou por check-up médico de rotina na quinta-feira
21.02.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Terminal ITG02 do Porto de Itaguaí e anúncio de recursos do Fundo da Marinha Mercante, no Porto de Itaguaí, Ilha da Madeira (RJ) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (21), após realizar um check-up médico na véspera, que sua saúde está melhor agora aos 79 anos de idade do que quando ele tinha 50 anos.

Em discurso em cerimônia do setor portuário em Itaguaí (RJ), o presidente afirmou ainda que aqueles que pensavam que ele pararia de fazer política por causa dos problemas de saúde que teve após sofrer uma queda no banheiro de casa em outubro do ano passado devem se preparar para enfrentá-lo nas ruas caso queiram disputar politicamente com ele.

Ele também relatou o processo de recuperação após o acidente. "Em setembro, cortando minha unha, sentado, caí e bati a cabeça muito forte. Pensei que tinha chegado minha hora. Fiz um tratamento, meu cérebro mexeu o coco e comecei a tomar remédio contra a possibilidade de convulsão", disse Lula.

Lula destacou que buscou forças em sua fé espiritual durante os momentos de dificuldade.
"Em dezembro piorou, e a tomografia mostrou que meu cérebro tinha muito líquido dentro. Fiz uma cirurgia em São Paulo e muitos pensaram que eu ia morrer, mas como sou amigo de Deus, disse que não é minha hora, 'vou lhe ajudar, sou do bem, sou seu representante aqui'. E estou aqui", prosseguiu.

Sobre o check-up mais recente, Lula disse que os resultados foram ótimos: "Ontem fiz um check-up, exame de tudo que possa imaginar, e, sinceramente, quando terminou o médico disse ‘você tem 70, com saúde e 30 e vontade política de 20’".

"Eu entendo a alma de cada mulher e cada homem, e isso que me faz trabalhar. A partir de agora quem quiser disputar comigo tem que me enfrentar nas ruas, conversando com o povo", finalizou Lula.

Lula passou por check-up médico de rotina na quinta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e os exames realizados pelo presidente vieram "dentro da normalidade", incluindo aqueles relacionados ao procedimento a que Lula se submeteu no crânio no ano passado, afirmou boletim médico divulgado no final da noite de quinta.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje (quinta-feira) no Hospital Sírio-Libanês, unidade Bela Vista, em São Paulo, para realizar o check-up anual, programado para dezembro de 2024, que precisou ser adiado devido ao procedimento cirúrgico. Todos os exames realizados estão dentro da normalidade, inclusive a tomografia de crânio para controle pós-operatório", afirma o boletim.

Lula, que completará 80 anos em outubro, realizou em meados de dezembro uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma no crânio, resultado de uma queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro, quando bateu a cabeça e chegou a levar pontos no local do ferimento.

Posteriormente, passou por um procedimento complementar à cirurgia para impedir que novos sangramentos surgissem no local.

O presidente, que está em seu terceiro mandato não consecutivo na Presidência, depois de governar por dois mandatos entre 2003 e 2010, tem dito que está cedo para tratar de uma possível candidatura à reeleição no ano que vem, ao mesmo tempo que tem afirmado que sairá candidato se entender que isso é necessário para impedir a volta do que classifica como fascismo ao país. 

Fonte: Brasil 247 com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário