domingo, 19 de janeiro de 2025

VÍDEO: Mentindo, Milei culpa “regime Lula” por ausência de Bolsonaro na posse de Trump

 

Javier Milei, no “Hispanic Ball”, evento nos EUA que antecede a posse de Trump. Reprodução
O presidente da Argentina, Javier Milei, ao comentar neste sábado (18) a proibição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de viajar aos Estados Unidos para comparecer à posse de Donald Trump, disseminou uma fake news sobre a causa da ausência, atribuindo-a ao “regime de Lula” em vez do processo judicial que resultou na apreensão do passaporte do inelegível.

“Bolsonaro é meu amigo e lamento muito que o regime de Lula não tenha deixado ele vir”, declarou Milei durante o Hispanic Ball, um evento realizado em um hotel de luxo em Washington para celebrar a comunidade latino-americana nos EUA.

☉ Negativa da Justiça brasileira

A defesa de Bolsonaro afirmou que ele havia sido convidado para a cerimônia de posse e solicitou autorização da Justiça para viajar ao país. Entretanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido, alegando risco de fuga. Moraes também ressaltou que a defesa não apresentou provas de que o convite para Bolsonaro participar da posse havia sido feito por Trump.

O ex-presidente brasileiro está com o passaporte retido devido a investigações, incluindo seu suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

☉ Representantes do futuro governo Trump

Embora Donald Trump não tenha comparecido ao baile, figuras de alto escalão de seu futuro governo estiveram presentes, incluindo o senador Marco Rubio, provável próximo secretário de Estado, e Donald Trump Jr., filho do presidente eleito.

☉ O evento e seu público

O Hispanic Ball é um dos vários eventos realizados no fim de semana que antecede a posse presidencial, marcada para segunda-feira (20). Apesar de não ser um dos acontecimentos mais importantes do calendário oficial, o baile tem relevância para o eleitorado hispânico nos EUA.

Os ingressos, esgotados rapidamente, custaram US$ 250 (cerca de R$ 1.500). O evento contou com apresentações musicais de artistas como o cantor colombiano Gusi e a banda cubana Los 3 de la Habana, além de serviço de alimentação e bebidas.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário