O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, declarou nesta terça-feira (14) que a disseminação de Fake News sobre a cobrança de impostos em transações feitas via PIX é uma “atitude criminosa”. A afirmação foi feita logo após sua posse na pasta.
Sidônio destacou que a desinformação é o “grande mal da humanidade” e anunciou que uma campanha será realizada para esclarecer que, conforme a Constituição, não existe cobrança de imposto sobre movimentações financeiras.
“Não tem absolutamente nenhuma mudança, não vai se cobrar nada. Isso [as notícias falsas] é uma atitude criminosa que estamos vivendo, causando sérias consequências para quem tem seu pequeno comércio”, afirmou o ministro.
Ele também revelou que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitirá uma nota confirmando que não há e não haverá qualquer cobrança sobre transações realizadas pelo PIX, reforçando a inexistência de mudanças nesse sentido.
Além disso, Sidônio Palmeira comentou sobre a decisão da Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e Threads, de encerrar o sistema de checagem de informações nos Estados Unidos. “A AGU está marcando uma reunião com os checadores. No Brasil, não vai ser imediato, mas a gente precisa analisar isso”, disse o ministro.
Sidônio assegurou que defenderá “com muita força” a soberania nacional e manifestou preocupação com o discurso de ódio. “Não vamos aceitar discurso de ódio. Preocupa muito, a gente não vai aceitar isso. A reunião deve ser na quinta-feira, até lá vamos olhar isso com cuidado”, concluiu o ministro.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário